1930 Copa do Mundo FIFA – Uruguai O Início

Por que a Copa do Mundo se chama Copa do Mundo?

Desde pequenos, sempre ouvimos falar em Copa do Mundo, mas quase ninguém sabe o motivo de ela ser chamada assim.

Coupe, em francês, significa taça, e os criadores do Campeonato Mundial  diziam que o vencedor ganharia a Coupe du Monde.  Em nosso país por muito anos a Copa do Mundo foi chamada de Taça do Mundo, exemplo disso é a musica cantada pelo povo na Copa de 1970 que tinha os seguintes dizeres: ” A Taça do Mundo é Nossa”. Com a influencia de ingleses e espanhóis, o nome Copa do Mundo se fortaleceu e já não se fala mais de Taça do Mundo.

Após a criação da FIFA foi crescendo a vontade de se organizar um campeonato entre países, ideia não levada a diante porque muitos consideravam o futebol olímpico como um campeonato mundial, prova disso é que o Uruguai campeão olímpico em 1924 e 1928 era considerados por muitos BICAMPEÃO MUNDIAL. As brigas e discussões continuavam tendo de um lado os que defendiam o torneio olímpico como sendo mundial e do outro os que defendiam o profissionalismo no mundial tendo em vista que o torneio olímpico era aberto apenas para amadores, mas na Europa já existia o futebol profissional.

Jules Rimet, um dos fundadores da FIFA, trouxe o assunto a tona em um congresso da entidade realizado em Barcelona em 1929, alguns países europeus ainda votaram contra pois ainda não eram profissionais no futebol, já o Uruguai fez o maior estardalhaço, pois recém tinham conquistados o Bi Olímpico, e ainda de quebra se ofereceram para sediar o primeiro mundial em comemoração ao seu Centenário de Independência em 1930.

Muitas seleções europeias desistiram de disputar a primeira Copa do Mundo por ter que atravessar o Oceano Atlântico de navio alegando o cansaço da longa viagem que teriam que enfrentar.

Sendo assim tivemos apenas 4 países do velho continente: França, Iugoslávia, Romênia e Bélgica.

Do continente americano disputaram Brasil, Argentina, Chile, México, Bolívia, Peru, Estados Unidos e Paraguai, além dos uruguaios, donos da casa.

Após 17 partidas e 64 gols marcados, a Copa chegou à decisão com os rivais da decisão olímpica de dois anos antes. O Uruguai, medalha de ouro em 1924 e 28, venceu a Argentina por 4 a 2, no estádio Centenário.

Dorado abriu o placar e colocou o Uruguai em vantagem aos 12 min de jogo. Peucelle, aos 20min, e Stábile, aos 37min, viraram o jogo para os argentinos. No segundo tempo, empurrado por sua fanática torcida, o Uruguai dominou a partida e Cea, Iriarte e Castro definiram o placar.

Cartaz Copa 1930

 

 

A final da Copa do Mundo de 1930

Local: Estádio Centenário – Montevidéu

Data: 30 de julho de 1930

Espectadores: 93.000

Árbitro: Langenus (Bélgica)

Jogo: Uruguai x Argentina

Escalações:

Uruguai: Ballesteros, Mascheroni, Nasazzi, Andrade, Fernández, Gestido, Dorado, Scarone, Castro, Cea e Iriarte. (Técnico: A. Suppici)

Argentina: Botasso, Della Torre, Paternoster, J. Evaristo, Monti, Arico Suárez, Peucelle, Varallo, Stábile, Ferreyra e M. Evaristo. (Técnico: J. Tramutola)

Placar Final: Uruguai 4 x 2 Argentina

Veja o vídeo da Final Copa do Mundo Uruguai  de 1930 clicando aqui

 

LISTA DE CONVOCAÇÃO DA SELEÇÃO BRASILEIRA

Goleiros: Joel, Velloso, Zé Luiz

Defensores: Brilhante, Itália, Benevenuto

Meias: Fausto, Fernando, Fortes, Hermógenes, Ivan, Manuelzinho, Oscarino, Pamplona

Atacantes: Araken Patusca, Benedito, Carvalho Leite, Doca, Moderato, Nilo, Poly, Preto, Russinho e Teófilo.

Treinador: Pindaro de Carvalho

 

O artilheiro

Guillermo Stábile

guillermo-stabile-atacante-argentino-e-artilheiro-da-copa-de-1930-1257271846740_300x300

País: Argentina
Idade: 24 anos
Jogos: 4
Gols: 8

“El Infiltrador”, como era conhecido, ficou no banco de reservas no primeiro jogo da Copa – vitória, por 1 a 0 sobre a França. Na segunda partida, contra o México, entrou no lugar de Roberto Cherro e fez três gols na vitória por 6 a 3, tornando-se o primeiro argentino a anotar o chamado “hat-trick” em Copas. Guillermo Stábile balançou as redes em todas as outras partidas da competição: Chile (1), EUA (2) e Uruguai (1). Foi o artilheiro máximo, mas não conseguiu o mais importante: conquistar o 1º título mundial da Argentina.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.