A primeira mulher a treinar uma equipa de futebol profisional é portuguesa, Helena Costa

A primeira mulher como treinadora no futebol masculino profissional

 

O futebol Europeu profissional abre as portas à primeira treinadora feminina.

A portuguesa Helena Costa, aos 36 anos de idade, acaba de ser contratada pelo Clermont-Foot da França. O clube está na 14ª posição da segunda divisão francesa. Helena Costa espera ser tratada de forma normal como qualquer outro treinador, não espera nenhum tratamento especial pelo facto de ser mulher.

Conferencia de imprensa, apresentação de Helena Costa como nova treinadora.

Conferencia de imprensa, apresentação de Helena Costa como nova treinadora.

Em conferência de imprensa atribulada, com mais de uma centena de repórteres, afirmou em três línguas, Português, Francês e Inglês, que pretende mudar o rumo do clube.

Helena Costa diz ser muito exigente, pois já é muito auto-exigente e por isso assim vai ser também no clube. Helena Costa já tem uma experiência notável, pois já passou por duas Selecções Femininas de futebol, Qatar e o Irão. Onde foi considerada como uma treinadora ambiciosa e com vontade de vencer, e assim também diz que uma das palavras a implementar no clube será essa, “vencer”.

A técnica Helena Costa disse também em forma de apelo que tudo depende também do apoio de todos os simpatizantes do clube, os quais ela pede também o apoio dos portugueses que residem na localidade.

Fernando Pinto, técnico do clube regional Portugal Football Club Clermont, diz que Helena Costa irá contar com todo o apoio possível. Helena Costa diz que sabe, que o facto de ser a primeira mulher a tornar-se treinadora principal de uma equipa profissional na Europa, foi um impacto enorme.

Helena Costa - Treinadora da Seleccao do irao

Helena Costa deixa uma mensagem para quem julga que a sua contratação foi uma manobra de marketing, dizendo:

“Não encaro isto como uma aventura, mas como a minha profissão, conhecendo todos os desafios que isto envolve e gostava que não olhassem para isto como uma aventura nem uma jogada de marketing”.

Acrescenta ainda:

“Como os homens, se eu não tiver bons resultados, serei demitida como qualquer treinador. É normal”.

Claude Michy presidente do clube afirma ter feito uma excelente opção com a contratação de Helena Costa. O presidente afirma mesmo com as seguintes palavras:

“apesar de toda a efervescência à volta da nomeação, o clube vai manter os seus valores e não cair no superficial”.

Bruno de Araújo

Administrador do Mundo do Futebol, Blogger, Amante de futebol.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.