As chaves do Mundial de Clubes da FIFA 2012; Corinthians e Chelsea são os favoritos

A expectativa da torcida corintiana para o Mundial de Clubes da FIFA Japão 2012 começar é grande. Após a sofrida conquista da Copa Libertadores, o time do Corinthians vai viajar no final do ano até a “terra do sol nascente” para a disputa do Mundial. Além do time brasileiro (representante sul-americano) o torneio terá a presença do atual campeão europeu, o Chelsea, da Inglaterra. As duas equipes são tidas como favoritas para a conquista do Mundial.

O Barcelona, da Espanha, é o atual campeão do Mundial da Fifa, vencendo em 2011, o Santos de Neymar e cia. O time comandado pelo craque Messi, passeou na final, goleando os brasileiros pelo placar de 4 a 0. Nesta nova fase do Mundial (realizado pela Fifa desde 2000), o time do Barça é o maior campeão, com dois títulos. O país com maior número de conquistas é o Brasil, com três times campeões.logo mundial de clubes FIFA 2012

Para 2012, o Japão será sede do torneio, que é o título máximo para as equipes de futebol. A competição será realizada entre os dias 6 à 16 de dezembro de 2012. O sistema de disputa é o mesmo das edições anteriores; no mata-mata, as equipes que forem vencendo, vão avançando, até chegar a final. Representantes sul-americanos (vencedores da Libertadores) e europeus (vencedores da UEFA Champions League) entram no torneio a partir das semifinais.

Clubes que disputarão o Mundial de Clubes 2012

Equipes que já estão classificadas para o Mundial de Clubes da FIFA Japão 2012:

  • Chelsea  (Inglaterra)– Campeão da UEFA Champions League – representante da Europa
  • Monterrey (México) – Campeão da Liga dos Campeões da CONCACAF – representante das Américas do Norte, Central e Caribe
  • Corinthians (Brasil) – Campeão da Copa Libertadores da América – representante da América do Sul (Conmebol)
  • Auckland City (Nova Zelândia) – Campeão da Oceania (OFC)

A definir:

  • Representante asiático, que será o campeão da Liga dos Campeões da Ásia (AFC) – Decisão em 10 de Novembro
  • Representante africano, que será o campeão da Liga dos Campeões da África (CAF) – Decisão em Novembro
  • País-sede: será o campeão do Campeonato Japonês de Futebol (decisão em 1 de dezembro)
Sedes: Estádio Yokohama (72 mil lugares) // Estádio Toyota (45 mil lugares).
Taça FIFA, Mundial de Clubes da FIFA

(Créditos da Imagem: AFP)

A “Copa de Clubes da Fifa Japão 2012” será a primeira competição oficial da Federação Internacional de Futebol a utilizar o chip na bola, para tirar a dúvida na hora se teve ou não gol (se a bola ultrapassou ou não a linha). É um avanço na história do futebol a utilização de recursos tecnológicos. Se funcionar tudo bem, na disputa do Mundial do Japão, o recurso de bola com chip será usado nas próximas competições importantes da Fifa, como a Copa das Confederações 2013 e Copa do Mundo 2014, ambas no Brasil.

Chaves do Mundial de Clubes da Fifa Japão 2012

(Clique na imagem para ampliá-la) 

fifa CLUB WORLD CUP JAPAN 2012 Presented by Toyota, jogos, imagem

(Imagem: Site oficial da Fifa // pt.fifa.com ).

História

O Mundial de Clubes organizado pela Fifa existe desde 2000. De lá até 2011, foram realizadas oito edições. O Mundial é a sequência do Mundial Interclubes (organizada pela Toyota), realizadas entre 1960 a 2004 (competições não reconhecidas pela Fifa como “campeonato mundial de clubes”, apenas torneio entre os campeões da Europa e da América do Sul). Para a Federação Internacional de Futebol Associação, Mundial de Clubes existe a partir de 2000 (com competição criada e organizada por ela própria – a edição de 2000 foi realizada no Brasil).

Mas claro, já que Toyota e Fifa se uniram para realizaram um Mundial, não há nada de errado considerar os torneios anteriores a 2000 como sendo “Mundiais de Clubes”. Neste artigo, há um texto sobre esta dúvida de muitos torcedores; leia e tire suas conclusões.

O Mundo do Futebol está nas redes sociais: Nos siga no Twitter e Facebook!

Em 1999, a Fifa decidiu por realizar uma competição mundial entre clubes. O torneio foi realizado no Brasil, em janeiro de 2000. Na época, por ter sido a primeira, houveram algumas controvérsias para com a competição, as vagas na competição foram criticas, sendo que na edição seguinte, em 2005, a Fifa deixou claro como e quais seriam os clubes se classificariam para o Mundial: os participantes seriam aqueles campeões de suas confederações filiadas, e não haveria convites sem critérios para a disputa do torneio.

Barcelona, campeão mundial 2011 FIFA

O Barça é o atual e maior campeão do Mundial de Clubes da FIFA. (Créditos da Imagem: Getty Images)

A primeira edição foi realizada em 2000, no Brasil; o Corinthians conquistou o título. Nos anos seguintes, não houve Mundial realizado pela Fifa, por conta de problemas fora de campo. A competição voltou a ser realizada em 2005, com o São Paulo campeão; este torneio, realizado no Japão. A “terra do sol nascente”, aliás, também foi palco das edições de 2006 (Internacional campeão); 2007 (Milan campeão); 2008 (Manchester United campeão) e 2011 (Barcelona campeão). Nas edições de 2009 (Barcelona campeão) e 2010 (Internazionale campeã), as competições foram realizadas nos Emirados Árabes Unidos.

A partir de 2013, a competição será realizada no Marrocos.

Deixe sua opinião nos comentários. Para você: quem leva o Mundial de Clubes de 2012? Corinthians, Chelsea ou haverá alguma surpresa? Comente!!!

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *