Confira todos os detalhes da Copa Santander Libertadores 2012

Falta pouco para o início de mais uma edição da Copa Libertadores da América. A Copa Santander Libertadores 2012 começa a ser disputada dia 24 de janeiro, com sua fase pré. A fase de grupos da 53ª edição do torneio organizado pela Conmebol tem início dia 7 de fevereiro. As finais estão marcadas para os dias 27 de junho e 4 de julho.

Seis equipes brasileiras estarão na Copa Santander Libertadores 2012. Santos (atual campeão), Vasco, Fluminense e Corinthians estão na fase de grupos da competição. Internacional e Flamengo disputam a fase Pré-Libertadores, em busca de vaga na segunda fase da competição.

A Copa Santander Libertadores é o maior torneio entre clubes da América do Sul, e um dos mais prestigiados campeonatos de clubes no Mundo, junto com a UEFA Champions League. O torneio é organizado pela Confederação Sul-Americana de Futebol (a Conmebol). O campeão da edição 2012 (contanto que não seja do México) conquistará uma vaga no Mundial de Clubes FIFA Japão 2012, representando a CONMEBOL, e também terá uma vaga na Recopa Sul-Americana 2013, que reúne o campeão da Libertadores 2012 contra o da Copa Sul-Americana 2012.

Você verá a seguir, um guia completo da competição 2012: Regulamento da competição; números e curiosidades; as emissoras brasileiras que irão transmitir a competição; os detalhes da Copa Santander Libertadores 2012, como a Bola oficial do torneio e os detalhes dos estádios; e verá também como virá os brasileiros para a competição.

Copa-Santander-Libertadores-logo

(Créditos da Imagem: Fútbol Santander/ futbolsantander.com/pt )

Como funciona

De 24 de janeiro a 4 de julho, 38 equipes disputam o maior torneio entre clubes da América, na Copa Libertadores de América 2012 (chamada oficialmente de “Copa Santander Libertadores 2012”, por motivos de patrocínio). Na primeira fase da competição (também chamada de “Pré-Libertadores”) 12 equipes disputam vaga na segunda fase da competição (a fase de grupos). As equipes são divididas em 6 chaves, onde há 2 clubes em cada, e a vaga é decidia em 2 jogos. Todos os jogos das chaves serão disputados em sistema “mata-mata”, de ida e volta, onde o vencedor é aquele que somar mais pontos. Em caso de igualdade, o primeiro critério é o gol marcado na casa do adversário. Em nova igualdade, a disputa irá para as disputas de pênaltis. Os seis vencedores de cada chave garantem vagas na fase de grupos da competição. A primeira fase será disputada entre 24 de janeiro a 3 de fevereiro.

Na segunda fase (a fase de grupos), 32 equipes são divididas em oito grupos, com 4 equipes cada. Nesta fase, todas as 4 equipes de cada grupo se enfrentam. Cada equipe jogará 6 partidas. Ao fim desta fase, se classificam as duas equipes que mais pontuarem. Valerá o critério clássico de pontuação: Vitória valerá 3 pontos; empate, 1 ponto e derrota, nenhum ponto. A segunda fase da Copa Santander Libertadores 2012 ocorrerá entre 07 de fevereiro a 25 de abril.

Na terceira fase (as oitavas de final), os 16 classificados para as oitavas são divididos em oito chaves. Para determinar os confrontos, as equipes serão divididas entre os primeiros e os segundos colocados de cada grupo da primeira fase. Os primeiros colocados de cada grupo serão classificados de 1 a 8 (sendo que o “1” é o melhor pontuador da primeira fase, e o “8” é o que menos pontuou entre os primeiros colocados). Os segundos colocados serão ordenados entre 9 e 16 (“9” é o que mais pontuou entre os segundos, e “16” o que menos pontuou entre os classificados). Os cruzamentos das oitavas de final será o seguinte:

1 x 16 (partida A) // 2 x 15 (partida B) /3 x 14 (partida C) // 4 x 13 (partida D) // 5 x 12 (partida E) // 6 x 11 (partida F) // 7 x 10 (partida G) // 8 x 9 (partida H)//

Os primeiros colocados na fase de grupo, nesta fase de oitavas, irá fazer a segunda partida em casa. Essa formação decidirá também quem irá fazer a segunda partida em casa nas fases seguintes.

A partir das oitavas, todas as fases seguintes serão jogadas em partidas de ida e volta, no sistema mata-mata, valendo o critério para as fases oitavas, quartas e semi de gol marcado na casa do adversário.

Datas das fases: Oitavas: de 2 a 9 de Maio // Quartas: de 16 a 23 de Maio // Semifinal: de 13 a 20 junho// Finais: 27 de junho e 4 de julho.

Irá para a quarta fase da Copa Santander Libertadores (as quarta-de-final) os vencedores das chaves das oitavas de final. As partidas das quartas-de-final da Libertadores 2012 fase serão:
Vencedor partida A x Vencedor partida H (S1)
Vencedor partida B x Vencedor partida G (S2)
Vencedor partida C x Vencedor partida F (S3)
Vencedor partida D x Vencedor partida E (S4)

As quatro equipes classificadas nas quartas-de-final avançam à semifinal da Libertadores. Os jogos, também de ida e volta no sistema mata-mata, serão:
Vencedor S1 x Vencedor S4
Vencedor S2 x Vencedor S3

Mas há uma exceção. Se dois clubes de um mesmo país se classificar para a fase semifinal da Libertadores, essas equipes terão de se enfrentar, para evitar uma final com equipes de um mesmo país.

A final será disputa entre as duas equipes que ganharam na semifinal. Se uma equipe do México se classificar para a final, a partida de ida da decisão obrigatoriamente será disputada no território mexicano, já que a partida decisiva da competição terá de ser disputada em continente sul-americano.

Para a final, o critério valido será o seguinte: jogos de ida e volta. Não haverá o critério de gol marcado fora de casa. O campeão da Copa Santander Libertadores 2012 será aquele que se sair melhor na soma dos dois jogos. Os critérios usados na final serão: 1) Saldo de gols ; 2) prorrogação de 30 minutos – dois tempos de 15′. 3) disputas de pênaltis.

O campeão da 53ª edição da Copa Libertadores de América 2012 ganhará vaga no Mundial de Clubes da FIFA Japão 2012 e na final da Recopa Sul-Americana 2013, tendo o direito de decidir o título contra o campeão da Sul-Americana 2012 em casa.

O ganhador desta edição da Libertadores ficará com a posse temporária do troféu da competição.O troféu deverá ser entregue a Conmebol antes do sorteio das chaves da Copa Libertadores 2013, que deverá ser feito no fim deste ano. Para o clube campeão, será entregue uma réplica do troféu, que ficará para sempre com o time, além de trinta medalhas douradas. Ao vice-campeão, será entregue 30 medalhas prateadas.

História, alguns números e curiosidades

A primeira edição da Copa Libertadores aconteceu em 1960, tendo o Peñarol-URU como o primeiro campeão (sendo o título conquistado de forma invicta). O primeiro clube brasileiro campeão da Copa Libertadores foi o Santos, em 1962. O time de Pelé e cia. conquistou o primeiro título continental quando derrotou o Peñarol na decisão.

O nome “Libertadores” é em homenagem aos principais líderes da independência das nações da América do Sul, os Libertadores da América.

Muitos não sabem, mas o maior campeão da Copa Libertadores é o Independiente, da Argentina. A equipe tem sete conquistas do maior torneio de clubes da América do Sul. O Independiente conquistou a Libertadores em 1964, 1965, 1972, 1973, 1974, 1975 e 1984. As equipes brasileiras com mais conquistas da Libertadores são o São Paulo (1992, 1993 e 2005) e Santos (1962, 1963 e 2011), com três títulos cada.

Desde 1998, clubes do México podem participar da Libertadores, como convidados, mas, se forem campeões, não podem representar a Conmebol no Mundial, pois há uma forma de classificação para o Mundial FIFA na América do Norte, Central e Caribe (CONCACAF).

Desde 2008, a Copa Libertadores chamasse oficialmente “Copa Santander Libertadores”, já que o banco espanhol Santander tem o direito de nome da competição (chamado de naming rights).

Na medida que o clube for avançando na Copa Santander Libertadores, a CONMEBOL premia o time com dinheiro. Para conferir todas as premiações as equipes, clique aqui.

Copa Libertadores 2012 na Televisão

No Brasil, duas emissoras de televisão irão transmitir a Copa Santander Libertadores 2012. Uma em TV aberta e outra de TV fechada. A Rede Globo de Televisão tem o direito de transmissão da Libertadores em TV aberta para todo o Brasil. A emissora carioca poderá transmitir dois jogos de clubes brasileiros, por semana, além da final. A Rede Globo tem os direitos de transmissão da Libertadores em TV Aberta até 2018.

Para 2012, a Globo começa a exibir a Libertadores a partir do dia 25/01. Para o Rio de Janeiro e alguns estados, a Globo exibe Real Potosí (BOL) x Flamengo. Está programado a exibição (pela Globo, para todo o Rio Grande do Sul), Internacional x Once Caldas (COL). Os dois jogos pela fase pré-Libertadores.

A partir da fase de grupos, a emissora irá transmitir dois jogos de brasileiros por rodada. Na segunda fase, Vasco, Fluminense e Flamengo (se passar) terão três jogos exibidos. Corinthians e Santos também terão partidas transmitidas, só que para São Paulo. A final da competição, a Globo também poderá exibir.

A Fox Sports detém os direitos de transmissão da Copa Libertadores para a América Latina. A emissora também é co-organizadora do torneio, oferecendo dinheiro e outros prêmios as equipes. A Fox comprou os direitos de transmissão da Libertadores em TV fechada no Brasil, tirando da Globosat (do Sportv). Em fevereiro, a Fox Sports irá estrear no Brasil. A estreia do canal está marcada para acontecer em 5 de fevereiro, e começa com a promessa de exibir todos os jogos da Copa Santander Libertadores 2012. Quando houver jogos simultâneos, as partidas não exibidas ao vivo serão mostradas em VT.  Ainda existem poucas informações sobre a entrada no canal nas operadoras de TV por assinatura, segundo informações, o Fox Sports Brasil irá entrar no lugar do que é hoje o canal Speed.

A fase Pré (primeira fase) terá exibição da TV Globo (com os jogos de Inter e Flamengo) e Canal FX (um jogo de cada brasileiro nesta fase).

Detalhes da competição

A Bola Oficial da Copa Libertadores de América 2012
A bola a ser utilizada em toda a Copa Santander Libertadores 2012 será da marca Nike, de nome “Nike Seitiro”. A bola oficial da competição é branca, com detalhes em amarelo, vermelho e preto. O modelo da bola da competição é o mesmo utilizado nas atuais temporadas da Premier League (o Campeonato Inglês), Séria A (o Campeonato Italiano) e La Liga (o Campeonato Espanhol). A seguir, você vê a imagem da bola oficial da Copa Santander Libertadores 2012, divulgados no Blog Futebol Marketing:

Bola oficial da Copa Santander Libertadores 2012

(Imagem: FutebolMarketing.com.br )

Os Estádios
Não poderá haver inversão de mando de campo na Libertadores 2012. Os estádios que querem receber partidas da Copa Santander Libertadores 2012 terão que atender todas as condições necessárias impostas pela FIFA e CONMEBOL.

Para receber jogos da primeira fase a semifinal, os estádios deverão ter capacidade de no mínimo 20.000 lugares. Para final, 40.000.

A Confederação Sul-Americana de Futebol disponibiliza na internet o regulamento completo da competição. Para vê-lo completo (em espanhol), clique aqui.

Os brasileiros na Copa Santander Libertadores 2012

Edu Dracena, troféu, Copa Libertadores 2011, Santos campeão

O Santos é o atual campeão da Libertadores. (Créditos da Imagem: Léo Pinheiro/ Portal Terra)

Seis brasileiros irão disputar a Copa Santander Libertadores. Quatro equipes se classificaram pelo Campeonato Brasileiro (Corinthians, Fluminense, Flamengo e Internacional); outro pelo título da Copa do Brasil (Vasco) e um por ser o atual campeão da Copa Libertadores (Santos).

As equipes brasileiras sempre vão bem na Copa Libertadores. Para se ter ideia, as duas últimas edições de Libertadores foram conquistados por brasileiros. Em 2010, o Inter; e em 2011, o Santos. No total, o Brasil tem 15 títulos no maior torneio de clubes da América do Sul, sendo o segundo no ranking total de títulos por país, perdendo para a Argentina, com 22 títulos.

Como já dissemos, os brasileiros com mais títulos na Copa Libertadores da América são Santos e São Paulo, com três títulos cada, sendo que a equipe santista é a atual campeã. Os outros brasileiros campeões foram Vasco, Flamengo e Palmeiras com um título cada; e Internacional, Grêmio e Cruzeiro tem duas conquistas cada um.

A seguir, um pouco das equipes brasileiras que irão disputar a Copa Santander Libertadores 2012

SANTOS
Octacampeão brasileiro, o Santos é também o atual campeão da Copa Libertadores de América. O time de Santos conquistou o terceiro título da competição em 2011. A equipe já conquistou a Libertadores também em 1962 e 1963.

Para 2012, ano de seu centenário, o Santos quer repetir o bom futebol que o levou a conquista da Libertadores em 2011. Com Neymar, PH Ganso, Elano, e grande nomes no elenco (além do técnico Muricy Ramalho), o Santos vai em busca do tetra do maior torneio de clubes da América, e voltar ao Japão para tentar o tri do Mundial. O Santos (como campeão da Libertadores) foi até o Japão, em 2011, para representar a América do Sul no Mundial FIFA, mas perdeu feio para o Barcelona, na final do torneio.
Detalhes do time
Nome: Santos Futebol Clube
Data de fundação: 14 de abril de 1912
Estádio: Urbano Caldeira (Vila Belmiro)
Presidente: Luis Álvaro de Oliveira Ribeiro
Técnico: Muricy Ramalho
Site oficial: www.santosfc.com.br
Títulos em Copa Libertadores: 3 (1962, 1963 e 2011) // Mundiais de Clubes: 2 (1962 e 1963);
Grande nome do elenco: Neymar
Como chegou a Libertadores 2012: Atual campeão
Na Libertadores 2012: Grupo 1 (com Juan Aurich [Peru] ; The Strongest [Bolívia] e vencedor do jogo entre Internacional x Once Caldas [Colômbia])

CORINTHIANS
Atual campeão brasileiro, o Corinthians vai em busca do título inédito da Copa Libertadores. O Corinthians tem um título do Mundial de Clubes FIFA, conquistado em 2000, no Brasil.

Comandado pelo técnico Tite, o Corinthians vem com Adriano, Liedson e Emerson entre outros grandes nomes do elenco corintiano, que levaram a equipe ao título nacional em 2011.

Em 2012, o Corinthians irá entrar na Libertadores pela fase de grupos da competição. Na temporada passada, o Corinthians não passou da primeira fase (pré-Libertadores), sendo eliminado pelo Tolima-COL.
Detalhes do time
Nome: Sport Club Corinthians Paulista
Data de fundação: 1 de setembro de 1910
Estádio: Parque São Jorge – mandará as partidas da Libertadores 2012 no Pacaembu (em construção a Arena Corinthians).
Presidente: Roberto de Andrade (presidente em exercício, até as próximas eleições no clube).
Técnico: Tite
Site oficial: www.corinthians.com.br
Títulos em Copa Libertadores: Não tem // Mundiais de Clubes da FIFA: 1 (2000)
Grande nome do elenco: Adriano
Como chegou a Libertadores 2012: Campeão brasileiro de 2011
Na Libertadores 2012: Grupo 6 (com Cruz Azul [México]; Nacional [Paraguai] e Deportivo Táchira [Venezuela]).

VASCO DA GAMA
Campeão da Libertadores em 1998, o Vasco da Gama vai atrás do segundo título continental. Em 2011, o time carioca fez uma ótima temporada: conquistou a Copa do Brasil, foi vice campeão da Taça Rio, chegou na semifinal da Sul-Americana e foi vice-campeão do Campeonato Brasileiro.

Para 2012, o cruzmaltino vem forte para a Libertadores. Juninho Pernambucano, Diego Souza, Alecsandro são alguns nomes do elenco.
Detalhes do time
Nome: Club de Regatas Vasco da Gama
Data de fundação: 21 de agosto de 1898
Estádio: São Januário
Presidente: Roberto Dinamite
Técnico: Ricardo Gomes (Cristóvão Borges assume o time interinamente)
Site oficial: www.vasco.com.br/site
Títulos em Copa Libertadores: 1 (1998) // Mundiais de Clubes: Não tem
Grande nome do elenco: Juninho Pernambucano
Como chegou a Libertadores 2012: Campeão da Copa do Brasil 2011
Na Libertadores 2012: Grupo 5 (com Nacional [Uruguai]; Alianza Lima [Peru] e o vencedor do jogo entre Libertad [Paraguai] x El Nacional [Equador]).

FLUMINENSE
O Fluminense nunca foi campeão da Copa Libertadores. Sua melhor campanha foi em 2008, quando chegou até a final, e foi derrotado, nos pênaltis, para a LDU, no Maracanã.

Para a atual temporada, o Fluminense vai com elenco com grandes nomes. Além do técnico Abel Braga (campeão da Libertadores e Mundial em 2006, pelo Internacional), o time tem Fred, Deco, Rafael Moura, e o recém contratado e de volta ao clube das Laranjeiras, Thiago Neves.
Detalhes do time
Nome: Fluminense Football Club
Data de fundação: 21 de julho de 1902
Estádio: Laranjeiras (mandará seus jogos da Libertadores 2012 no Engenhão).
Presidente: Peter Siemsen
Técnico: Abel Braga
Site oficial: www.fluminense.com.br
Títulos em Copa Libertadores e Mundiais de Clubes: Não tem
Grande nome do elenco: Fred
Como chegou a Libertadores 2012: 3º colocado no campeonato brasileiro de 2011
Na Libertadores 2012: Grupo 4 (com Boca Juniors [Argentina]; Zamora [Venezuela] e o vencedor do jogo entre Arsenal de Sarandí [Argentina] x Sport Huancayo [Peru]).

FLAMENGO
Sem vaga garantida na fase de grupos da Libertadores, o Flamengo começa a disputa da Libertadores 2012 na fase pré. O time do técnico Vanderlei Luxemburgo enfrenta na primeira fase da competição o Real Potosí (Bolívia).

Campeão da Libertadores e Mundial em 1981, o rubro-negro carioca vai em busca do bi. Para isso, o time anunciou a contratação de Vagner Love, para se juntar ao time que já conta com Ronaldinho Gaúcho.
Detalhes do time:
Nome: Clube de Regatas do Flamengo
Data de fundação: 17 de Novembro de 1895
Estádio: Gávea (mandará seus jogos da Libertadores 2012 no Engenhão).
Presidente: Patrícia Amorim
Técnico: Vanderlei Luxemburgo
Site oficial: www.flamengo.com.br
Títulos em Copa Libertadores: 1 (1981) // Mundial de clubes: 1 (1981)
Grande nome do elenco: Ronaldinho Gaúcho
Como chegou a Libertadores 2012: 4º colocado no Campeonato Brasileiro de 2011
Na Libertadores 2012: Primeira fase (pré-Libertadores), disputa vaga contra o Real Potosí (Bolívia). Se passar, irá para o Grupo 2, que tem Olimpia, Emelec e Lanús.

INTERNACIONAL
Bi campeão da América, o Internacional chega novamente a uma edição da Libertadores. Para conquistar o Tri, o time de Dorival Júnior terá que passar pela mesma fase que o Flamengo, a Pré-Libertadores. A equipe colorada também terá um adversário difícil; irá enfrentar o Once Caldas, da Colômbia.

O Clube terá grandes jogadores para a disputa desta Libertadores. Leandro Damião continuará no elenco. Dagoberto é o grande reforço para o ano.
Detalhes do time
Nome: Sport Club Internacional
Data de fundação: 4 de abril de 1909
Estádio: Beira-Rio
Presidente: Giovanni Luigi
Técnico: Dorival Júnior
Site oficial: www.internacional.com.br
Títulos em Copa Libertadores: 2 (2006 e 2010) // Mundiais de Clubes: 1 (2006)
Grande nome do time: Leandro Damião
Como chegou a Libertadores 2012: 5º colocado no Brasileirão 2011
Na Libertadores 2012: Primeira fase (pré-Libertadores), disputa vaga contra o Once Caldas (Colômbia). Se passar, irá para o Grupo 1, que tem Santos, Juan Aurich e The Strongest.

Equipes

O torneio deste ano reunirá 38 equipes, de onze países diferentes, sendo dez associados a Conmebol, e do México (convidados). Veja os times que disputarão a competição deste ano:

BRASIL (6 equipes): Santos, Corinthians, Vasco, Fluminense, Flamengo e Internacional.
ARGENTINA (5 equipes): Vélez Sársfield, Boca Juniors, Lanús, Godoy Cruz e Arsenal de Sarandí
BOLÍVIA(3 equipes): Bolívar, The Strongest e Real Potosí
CHILE (3 equipes): Universidad de Chile, Universidad Católica e Unión Española
COLÔMBIA (3 equipes): Atlético Nacional, Junior Barranquilla e Once Caldas
EQUADOR (3 equipes):Deportivo Quito, Emelec e El Nacional
PARAGUAI (3 equipes): Olimpia, Nacional e Libertad
PERU (3 equipes): Juan Aurich, Alianza Lima e Sport Huancayo
URUGUAI (3 equipes): Nacional, Defensor Sporting e Peñarol
VENEZUELA (3 equipes): Deportivo Táchira, Zamora e Caracas
Convidados: MÉXICO (3 equipes): Chivas Guadalajara, Cruz Azul e Tigres UANL

Copa Santander Libertadores 2012

Primeira fase

JOGO 1 – Arsenal de Sarandí (ARG) x Sport Huancayo (PER)
JOGO 2 – Flamengo (BRA) x Real Potosí (BOL)
JOGO 3 – Peñarol (URU) x Caracas (VEN)
JOGO 4 – Libertad (PAR) x El Nacional (EQU)
JOGO 5 – Internacional (BRA) x Once Caldas (COL)
JOGO 6 – Tigres UANL (MEX) x Unión Española (CHI)

Segunda Fase
Grupos
Grupo 1: Santos (BRA) ; Juan Aurich (PER) ; The Strongest e Vencedor do JOGO 5
Grupo 2: Olimpia (PAR) ; Emelec (EQU) ; Lanús (ARG) e Vencedor do JOGO 2
Grupo 3: Bolívar (BOL) ; Junior Barranquilla (COL) ; Universidad Católica (CHI) e Vencedor do JOGO 6
Grupo 4: Boca Juniors (ARG) ; Zamora (VEN) ; Fluminense (BRA) e Vencedor do JOGO 1
Grupo 5: Nacional (URU) ; Alianza Lima (PER) ; Vasco da Gama (BRA) e Vencedor do JOGO 4
Grupo 6: Corinthians (BRA) ; Deportivo Táchira (VEN) ; Nacional (PAR) e Cruz Azul (MEX)
Grupo 7: Vélez Sársfield (ARG) ; Deportivo Quito (EQU) ; Defensor Sporting (URU) e Chivas Guadalajara (MEX)
Grupo 8: Universidad de Chile (CHI) ; Atlético Nacional (COL) ; Godoy Cruz (ARG) e Vencedor do JOGO 3

Com informações dos sites Wikipedia, Globo.com , CONMEBOL e Futebol Marketing.

Quem irá vencer o maior torneio de clubes da América do Sul? Comente e deixe sua opinião sobre a Copa Santander Libertadores 2012!

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *