Corinthians x Boca Juniors: No Pacaembu, quem vencer leva a Libertadores 2012

É hora de decisão. A Taça Libertadores de América 2012 será encerrada nesta quarta-feira (04 de julho de 2012). A final do torneio entre clubes mais importante da América será disputada no Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho, o Pacaembu, entre SC Corinthians Paulista vs. CA Boca Juniors. Como houve empate no primeiro jogo, quem vencer, leva o título, se houver um novo empate (independentemente do resultado) a partida irá para a prorrogação, e, se persistir, os pênaltis. Para o Corinthians, a conquista é inédita, para o Boca, e a chance de se tornar, junto com o Independiente/ARG, os maiores campeões da história da Libertadores, com sete títulos cada. O Corinthians encara o jogo como “a mais importante da história”, já que é a primeira vez que a equipe chega em uma decisão de Libertadores. O Boca faz sua décima final; a equipe argentina conquistou seis títulos da competição.

O Corinthians virá para a partida com o time que empatou na ida da decisão, ou seja, o “herói” corintiano, Romarinho irá ser reserva no jogo. Pelo lado do Boca, o desfalque será Facundo Roncaglia, autor do gol do jogo de ida no empate. O jogador teve problemas no contrato com a futura equipe, e não irá para a partida.

Danilo, Erviti, Final Copa Santander Libertadores 2012

Depois de jogo difícil na Bombonera, Boca e Corinthians decidem no Pacaembu. (Créditos da Imagem: Marcelo Pereira / Portal Terra)

O Jogo de ida –

Bombonera, 27/06/2012 – Boca Juniors 1 x 1 Corinthians (veja aqui como foi a partida de ida)

O Corinthians conseguiu segurar a pressão da Bombonera. Jogando atrás, e tentando os contra-ataques, o Timão levou um susto, e saiu perdendo. Com o resultado adverso, Tite apostou em Romarinho. O jovem jogador estreava na competição, e entrou na história do time fazendo o gol de empate do Corinthians. O empate foi considerado uma vitória por toda a torcida, que vai com mais confiança para a partida decisiva

Retrospecto

Para levar a inédita conquista, o Corinthians terá que derrubar alguns tabus que equipes da Argentina tem sobre equipes brasileiras. A última vez que um brasileiro conseguiu conquistar a Taça Libertadores de América sobre um argentino foi em 1992, com o São Paulo. Na época, o Tricolor Paulista conquistou seu primeiro título continental vencendo o Newell’s Old Boys, no Morumbi, após disputa de pênaltis. Depois disso, foram cinco final entre brasileiros e argentinos, e as equipes do país vizinho levaram todas.

Em decisões de Libertadores, equipes do Brasil x Argentina se encontraram em final em doze oportunidades. Times da Argentina venceram o título sobre brasileiros 9 vezes. O último título de um argentino sobre brasileiro foi em 2009, quando o Estudiantes derrotou o Cruzeiro. A última vez que o Boca levou sobre equipes do Brasil foi em 2007, contra o Grêmio.

Nas cinco finais disputadas no Pacaembu, apenas o Santos (em 2011) levou o título da Libertadores. Nas outras quatro finais, o Peñarol venceu o Palmeiras em 1961; o Palmeiras foi derrotado pelo Estudiantes em 1968; o São Paulo perdeu para o Independiente em 1974 e em 2002, o São Caetano foi derrotado pelo Olímpia.

Estatísticas

Além do Retrospecto, que você leu acima, os leitores que gostam de números poderão acompanhar abaixo os números de Corinthians vs. Boca Juniors. Veja que, na campanha da Libertadores 2012, as duas equipes tem campanhas semelhantes. Confira:

Confrontos (em jogos oficiais)
Houveram três empates e duas vitórias do Boca. O Corinthians nunca venceu.

Retrospecto em Libertadores
Participações: Corinthians: 10 – Boca Juniors: 23
Melhor Resultado: Corinthians: Finalista da Libertadores 2012 – Boca Juniors: 6 vezes campeão
Jogos em Libertadores: Corinthians: 85 – Boca Juniors: 232
Vitórias em Libertadores: Corinthians: 45 – Boca Juniors: 124
Empates em Libertadores: Corinthians: 19 – Boca Juniors: 55
Derrotas em Libertadores: Corinthians 21 – Boca Juniors: 53

Na Copa Libertadores 2012
Jogos: Corinthians 13 – 13 Boca Juniors
Vitórias: Corinthians 7 – 8 Boca Juniors
Empates: Corinthians 6 – 4 Boca Juniors
Derrotas: Corinthians 0 (invicto) – 1 Boca Juniros (derrotado pelo Fluminense, na fase de grupos)
Gols Pró: Corinthians 20 – 19 Boca Juniors
Gols Contra: Corinthians 4 – 8 Boca Juniors
Artilheiro: Corinthians: Danilo (4 gols). Boca Juniors: Santiago Silva, Mouche, Riquelme, Miño (três gols cada).

Com informações do Portal Terra.

Copa-Santander-Libertadores-logo

(Créditos da Imagem: Fútbol Santander/ futbolsantander.com/pt )

Detalhes da final

Serão 35 mil corintianos lotando o Pacaembu, fora os milhões que acompanharão pela TV ou irão torcer nos telões de bares, no Anhembi, em São Paulo. Com certeza, teremos uma grande audiência de TV durante o jogo. É todo mundo ligado no jogão: é final de Libertadores!

Sport Club Corinthians Paulista (Brasil) vs. Club Atlético Boca Juniors (Argentina) –
Final da Copa Libertadores de América 2012

Corinthians: Cássio; Alessandro, Chicão, Leandro Castán e Fábio Santos; Ralf e Paulinho; Jorge Henrique, Danilo, Alex e Emerson Sheik. Técnico: Tite

Boca Juniors: Orión; Sosa, Schiavi, Caruzzo e Clemente Rodríguez; Ledesma, Erviti, Somoza e Riquelme; Pablo Mouche e Santiago Silva. Técnico: Julio César Falcioni

Local: Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho (Pacaembu), em São Paulo, SP (Brasil)
Data: 04 de julho de 2012, quarta-feira. Hora do início da partida: 21h50 (horário de Brasilia)
Arbitragem: Principal: Wilmar Roldan. Assistentes: Abraham Gonzalez e Humberto Clavijo. Quarto Árbitro: Jose Buitrago (quarteto da Colômbia).

No Brasil, a Rede Globo transmite o jogo para todo o Brasil, logo após a novela das 9 (por volta das 21h45). A FOX Sports também transmite a partida, mas começa o “pré-jogo” mais cedo, às 19h30.

Final da Copa Libertadores 2012

Como dissemos (e vocês já devem saber) a partida de ida terminou empatada em 1 a 1. Para a grande decisão, lembramos que não há o critério de gol marcado fora de casa, ou seja, independentemente do placar, se for um novo empate, teremos prorrogação (sim, na final há prorrogação) de 30 minutos (dois tempos de 15′). Se persistir o empate, a decisão irá para os pênaltis. Os pênaltis, serão nos moldes que já conhecemos: cada equipe bate cinco penalidades, se houver um empate, iremos para as cobranças alternadas. Para evitar tudo isso, o campeão poderá sair no tempo normal com uma conta rápida e fácil: quem vencer leva.

Para o Corinthians é o título inédito, para o Boca, o heptacampeonato! O Pacaembu vai tremer e mexer com sua emoção! E agora, quem será o campeão? Deixe sua opinião nos comentários.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.