FIFA premiará os melhores do Mundo em 2012: quem vai levar a Bola de Ouro?

A Federação Internacional de Futebol Associação realizará nesta segunda (7 de janeiro de 2013) os destaques no futebol no ano de 2012. Na festa de gala, realizada pela entidade na Suíça, o mais esperado anúncio será o da Bola de Ouro, que premia o melhor jogador de futebol do ano. Os jogadores do Barcelona Iniesta (espanhol) e Messi (argentino) concorrem ao lado do jogador do Real Madrid, Cristiano Ronaldo (português).

Se Lionel Messi levar a Bola de Ouro, o argentino será o maior vencedor do prêmio, desde quando a FIFA começou a escolher o melhor jogador do mundo (em 1992). Messi tem três conquistas, o mesmo número de Zidane e Ronaldo.

Iniesta, Messi, Cristiano Ronaldo

(Montagem: FIFA.com)

Iniesta, Messi ou Cristiano: quem será eleito o melhor de 2012 pela FIFA?

A imprensa aposta firme na escolha de Messi para levar sua quarta Bola de Ouro FIFA. E parece que vai ser isso mesmo. O argentino quebrou marcas individuais importantes no ano de 2012, como marcar 91 gols em 69 jogos. Além disso, Messi se tornou o maior artilheiro do Barça em jogos oficiais na história. Entre tantos outros recordes batidos pelo argentino, também não faltou talento para que o jogador se torne favorito para levar mais este prêmio.

Mesmo que os feitos de Iniesta e Ronaldo sejam importantes e maiores do que os conquistados por Messi, os especialistas acham muito difícil a Bola de Ouro não ir mais uma vez para a mão do argentino.

Veja os detalhes dos candidatos à Bola de Ouro

Messi

Como já dissemos acima, Messi tem como trunfo, não títulos, mas sim, marcas pessoais. O jogador não teve títulos tão expressivos, como seus rivais; Messi só conquistou a Copa do Rei, pelo Barça. Mesmo assim, além de sua categoria indiscutível, o argentino fez grandes partidas ajudando tanto o seu clube, quanto sua seleção, além de conseguir bater grandes marcas.

Nome: Lionel Andrés Messi
Clube: Barcelona (ESP)
País: Argentina
Conquistas em 2012: Copa do Rei 2011-2012.
Jogos: 69
Gols: 91

Cristiano Ronaldo

Em comparação a Messi, Cristiano Ronaldo conquistou mais títulos. Vencedor em 2008, Ronaldo quer o bi do prêmio, e, com certeza, deve ser (dentre os três) o que mais deseja a Bola de Ouro. O português é também um dos maiores jogadores dos últimos tempos, ao lado de Messi. Em 2012, ajudou o Real Madrid a conquistar o Campeonato Espanhol e a Supercopa da Espanha. Além disso, Cristiano Ronaldo, por pouco, não conseguiu vencer a Eurocopa. A seleção portuguesa foi eliminado pela campeã, Espanha, nos pênaltis, na fase semifinal do torneio. Disputar a Eurocopa, principal competição entre seleções do ano, e ir bem nela, pode ser também levada em consideração. Além disso, assim como o rival argentino, Cristiano Ronaldo conquistou marcas individuais incríveis durante o ano.

Nome: Cristiano Ronaldo dos Santos Aveiro
Clube: Real Madrid (ESP)
País: Portugal
Conquistas em 2012: Supercopa e Campeonato Espanhol.
Jogos: 71
Gols: 63

Iniesta

Este sim, foi o que fez 2012 com mais títulos importantes. Além de ter sido escolhido o melhor jogador da última temporada na Europa, pela UEFA (derrotando justamente Messi e C. Ronaldo), Iniesta conquistou títulos importantes no ano passado. Pelo Barcelona, a Copa do Rei e pela seleção, a competição mais importante do ano, a Euro. O jogador também foi eleito o melhor da competição européia. Em meio a dois gênios do futebol mundial, Iniesta parece mesmo que corre por fora neste prêmio.

Nome: Andrés Iniesta Luján
Clube: Barcelona (ESP)
País: Espanha
Conquistas em 2012: Eurocopa e Copa do Rei.
Jogos: 61
Gols: 8

Na cerimônia, serão anunciados também os vencedores de outras categorias criadas pela FIFA; entre elas, a melhor jogadora de futebol, o melhor técnico, o gol mais bonito do ano, entre outros. Veja quais são as categorias que serão premiadas:

Prêmio Puskás da FIFA

Um brasileiro poderá levar este prêmio nesta segunda, na Suíça. Neymar espera levar o bicampeonato do prêmio de gol mais bonito do ano. O jogador do Santos está concorrendo com o gol marcado contra o Internacional, pela Libertadores deste ano. Os seus concorrentes são Miroslav Stoch (Fenerbahce) e o Radamel Falcao (do Atletico de Madri).

Neymar, Copa Libertadores, Comemoração, Santos x Internacional

Neymar concorre novamente ao prêmio de gol mais bonito do ano. Gol indicado foi o feito contra o Inter, na Libertadores. (Créditos da Imagem: AP)

Jogadora do Ano da FIFA

A brasileira Marta concorre nesta categoria, mas não é favorita para levar o seu sexto prêmio de melhor do Mundo, já que não foi bom o ano da jogadora. As americanas Abby Wambach e Alex Morgan, que foram Ouro nas Olimpíadas de Londres, são as outras concorrentes.

Técnico do Ano da FIFA no Futebol Masculino

Josep Guardiola,Vicente del Bosque e José Mourinho disputam o título de melhor treinador do ano. Muitos apostam em Guardiola, vencedor de quase tudo pelo Barcelona.

Bruno Bini, Norio Sasaki e Pia Sundhage concorrem como melhor técnico no Futebol Feminino do ano.

Prêmio FIFA Fair Play

A Federação Guatemalteca de Futebol, o Eskisehirspor e a Federação Uzbeque de Futebol concorrem ao prêmio.

Será conhecida também a Seleção Mundial da FIFA/FIFPro, em que alguns brasileiros disputam vaga nesta seleção, e o Prêmio Presidencial da FIFA, em que a entidade homenageia uma pessoa ou instituição importante ligada ao futebol. Além disso, Leandro Damião será homenageado por ter sido o artilheiro das Olimpíadas, com a Seleção Brasileira.

Informações da cerimônia

Nome oficial: FIFA Ballon d’Or 2012
Local: Teatro Kongresshaus, em Zurique (Suíça)
Data: 07 de janeiro, às 16h00 (de Brasilia).
Transmissão de TV: SporTV, ESPN Brasil, FOX Sports Brasil e BandSports.

Quem são os favoritos para levar os prêmios? Neymar conquista o prêmio Puskás? E quem será o melhor do mundo? Deixe sua opinião!

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *