Fluminense está muito perto de conquistar o título do Brasileirão 2012

A rodada de número 34 do Campeonato Brasileiro de 2012 deixou encaminhado quase tudo no torneio. O Fluminense, que empatou com o São Paulo, é o virtual campeão brasileiro, faltando apenas a confirmação matemática (como diz na gíria do futebol, está com “uma mão e quatro dedos na taça”). A equipe contou com a derrota do Atlético-MG, e, faltando quatro rodadas para o fim do Campeonato, conquistará o título, se não for nessa, na próxima.

Para o Fluminense se tornar tetracampeão brasileiro já na próxima rodada, a missão não é tão difícil. Terá de vencer o desesperado Palmeiras, em Presidente Prudente, e torcer por um simples tropeço do Atlético-MG, diante do Vasco. O Flu pode também conquistar o título, caso empate com o Verdão. Se isso acontecer, a equipe carioca vai torcer por derrota do Galo, e tropeço do Grêmio diante do São Paulo, no Olímpico.

Fred, Fluminense, comemoração

Além de estar próximo de ser campeão, Fred é o artilheiro do Campeonato, com 17 gols. (Créditos da Imagem: Edson Lopes Jr./Terra)

Com umamão na taça Divulgação

Fluminense está com “umamão” na taça.

O Fluminense será também o melhor campeão do Brasileirão em número de pontos, contando desde 2006, quando o campeonato passou a ter 20 clubes. Em 2006, o São Paulo conquistou o título com 78 pontos, ou seja, faltam apenas cinco para bater esta marca. Além disso, o Fluminense, com esses 73 pontos, já tem mais do que os três campeões brasileiros: Corinthians ano passado (campeão com 71), a própria conquista em 2010 (71 pontos) e o Flamengo (com 67, campeão em 2010).

Ao mesmo tempo que o título já está encaminhado para as Laranjeiras, parece também que o G4 não mudará até o fim das 38 rodadas. Fluminense e Atlético-MG já estão matematicamente classificados para a principal competição sul-americana em 2013. Grêmio – que venceu na rodada – e o São Paulo estão a uma vitória de se garantir (apesar que é difícil imaginar que as equipes fora da zona de classificação para a Libertadores consigam chegar. Botafogo e Inter, que ainda têm pequenas chances de entrar no G4, estão a oito pontos do São Paulo).

O que se vê é que a rodada 35 do Brasileirão, que será disputada no fim de semana, decidirá mesmo quase tudo. Uma coisa ou outra ficará para as próximas. Assim também é na parte de baixo. Atlético-GO é a primeira equipe rebaixada para a Série B 2013. O Figueirense trilha para o mesmo caminho, apesar de não estar rebaixado matematicamente, é praticamente impossível que se salve. Restam, então, duas vagas. Pela tabela, Flamengo (12º – com 44), Cruzeiro (13º – com 43) e Ponte Preta (14º – com 43) correm ainda risco de rebaixamento, mas é pouco (1 %, segundo os matemáticos). A briga para não cair deve ficar mesmo entre Portuguesa (15º – com 40) e Bahia (16º, também com 40 pontos), estes dois fora da zona de rebaixamento; Sport (17º, com 36) e Palmeiras (em 18º, com 33), estes, na zona da degola. A situação dos paulistas é extremamente complicada, já que a equipe, além de não depender dela própria, terá adversários difíceis daqui para frente.

Barcos, Palmeiras, Comemoração

Barcos marcou dois e salvou o Palmeiras de uma derrota no domingo. (Créditos da Imagem: Célio Messias/Agência Lance)

O risco de rebaixamento palmeirense é de 97 %. Já o dos pernambucanos é de 80 %. O Bahia tem 9 % de cair, e Lusa tem 12 %. Os matemáticos levam em conta a situação na tabela e a dificuldade dos próximos jogos.

O Palmeiras pode ser rebaixado se perder para o líder Fluminense, a Portuguesa (que enfrenta o Botafogo no Rio) e o Bahia (que faz partida contra o Cruzeiro, em MG) vençam.

Os próximos quatro jogos que restam para o fim do Brasileirão serão apenas “amistosos” para outras equipes que já não buscam nada no campeonato. Para o Corinthians, em especial, servirá com “treino de luxo”, se podemos dizer assim, para o Mundial que a equipe disputará no final do ano. Tite tenta manter o foco do time, e jogar com seriedade, para chegar forte no Japão.

Rodada 35 do Campeonato Brasileiro 2012

10/11/2012
19h30 Botafogo x Portuguesa
19h30 Atlético-GO x Santos
21h00 Corinthians x Coritiba

11/11/2012
17h00 Grêmio x São Paulo
17h00 Vasco x Atlético-MG
17h00 Palmeiras x Fluminense
19h30 Náutico x Flamengo
19h30 Cruzeiro x Bahia
19h30 Ponte Preta x Internacional
19h30 Figueirense x Sport

Com informações do site InfoBola.

Será que o Fluminense perde esse título? Quais serão os rebaixados? Comente!!!

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *