Mano Menezes é demitido e não é mais técnico da Seleção Brasileira
Uma notícia surpreendeu a todos os brasileiros na tarde desta sexta-feira (23 de Novembro): a menos de dois anos para a Copa do Mundo da Fifa no Brasil, a CBF (Confederação Brasileira de Futebol) decidiu em reunião demitir Mano Menezes. O técnico chegou a Seleção Brasileira em agosto de 2010, para assumir o lugar de Dunga, que perdeu a Copa 2010, na África. Nestes dois anos de trabalho, Mano conquistou somente o Bicampeonato do Superclássico das Américas, e teve campanhas ruins na Copa América e Olimpíadas.
A notícia surpreendeu porque a Seleção conquistou nesta última quarta-feira o título do Superclássico contra a Argentina, na casa dos rivais. O nome do novo comandante será divulgado em janeiro. Até lá, os brasileiros não sabem quem será o treinador na Copa das Confederações, que será disputada em junho do ano que vem.
Mesmo assim, os “milhões de treinadores” que existe no nosso país têm seus favoritos. Os mais cotados para assumir a vaga de Mano são Felipão (que está sem clube, que acabou de sair do Palmeiras); Muricy (que está no Santos, e seria o primeiro nome na época que Dunga saiu) e Tite (atual treinador do Corinthians, mas este corre por fora). Claro, vai que dá uma coisa no presidente José Maria Marin e decidi por Parreira… Vamos esperar.
Em dois anos à frente da comissão técnica da Seleção pentacampeã mundial, Mano acumulou elogios e críticas. O treinador convocou exatos 102 jogadores em seus 33 jogos à frente da seleção canarinho. Nesses 33 jogos com a Seleção principal, foram 21 vitórias, 6 empates e seis derrotas, entre dois títulos do Superclássico das Américas, queda no ranking da Fifa e decepções na Copa América e Olimpíadas.
Através de sua página na Rede Social Twitter, Mano Menezes se pronunciou sobre a demissão.
“Como foi anunciado, não sou mais o técnico da Seleção Brasileira. Fica aqui o meu agradecimento a todos que trabalharam comigo nesse projeto, em especial, aos jogadores convocados nesse período, e a todos aqueles que acreditaram no nosso trabalho.
Desejo, desde já, sucesso a Seleção Brasileira na conquista do sonho maior da nossa torcida que é o título do Hexacampeonato de 2014.”
O que você acha da demissão? Quem deve ser o novo técnico da Seleção Brasileira, e que dirigirá o time na Copa? Deixe sua opinião!
Rafael, aqui no Brasil foi um alívio a saída dele do comando e não uma surpresa. Pode ter sido surpresa apenas pelo fato de ter sido depois de “ganhar” esse título inespressivo, mesmo assim um título, que foi o do Superclássico das Américas (uma espécie de amistoso de luxo), mesmo sendo de times B dessas duas Seleções… mais já passava da hora dele sair.
Ele nunca foi unânime na Seleção. Em 2 anos convocar mais de 120 atletas diferentes, sendo 15 diferentes goleiros, é brincadeira! Não sei como estão noticiando aí na Europa, mas aqui estamos mais preocupados em saber mesmo qual será o novo treinador, pois com Mano Menezes ninguém está nem aí…
Há tempos aqui no Brasil nem é mais unÂnime a nossa Seleção!Os índices de audiência em dias de jogos da Seleção é bem menor que o dos dias de jogos dos clubes. E nem mais e houve foguetes como antes, tem vez que só sabemos que hoje tem jogo da Seleção, por exemplo, por causa dos jornais e só.
Mano fez despencar a Seleção caça níquel da CBF, lembrando que ele entrou somente porque Muricy Ramalho “desistiu” de assumir a Seleção Brasileira em Julho de 2010 logo após a Copa e a demissão de Dunga. Muricy não deve ter concordado com as condições do Ricardo Teixeira e suas imposições, principalmente no que se refere ás escalações e horas depois foi confirmada a contratação de Mano Menezes, que entrou pela porta detrás na CBF e por lá permaneceu esses 2 anos somnente por blindagem por parte de Andrez Sanches, ex-presidente do Corinthians, e que teve Mano como treinador do alvinegro em sua gestão…
Já sabíamos que Mano Menezes seria um “treinador tampão” – que só serviria para guardar lugar para o futuro técnico da Copa de 2014 – e que deve ficar entre esses 3: Muricy Ramalho, Felipão ou tite. Mas pelas redes sociais podemos ver nitidamente que a maioria prefere Felipão e Muricy, tendo Felipão com uma pequena vantagem sobre Muricy.
Mano deixou a seleção na pior colocação na história do Ranking de Seleções da Fifa e não venceu sequer nenhum dos adversários que estão entre os 10 primeiros deste mesmo ranking! A perda do título da Copa América em 2011 para o Paraguai nos pênaltis(emq ue os brasileiros erraram todas as cobranças), foi o que trincou a confiança dele com o torcedor canarinho e soma-se isso à perda do título das Olímpíadas de 2012 para o México, na Olimpíada mais fácil da história, ficou insustentável, só a CBF era que insistia nele.
Os números estão a favor de Mano Menezes mas os adversários que de nada eram tradicionais e que vencemos como Bósnia, Gabão, Iraque, dentre tantos outros revelam que são resultados maquiados pois contra os mais fortes nós derrapamos! E, só Andrez Sanches era quem apoiava a permanência de Mano na Seleção como a tv revelou hoje, tanto que o presidente da CBF nem foi ao vestiário cumprimentar os jogadores e comissão técnica na quarta feira da semana passada contra a Colômbia (que não soubemos ganhar) e contra a Argentina, na quarta feira última(onde perdemos o jogo e só ganhamos nas penalidades)…
Valeu o comentário Rodrigo. Penso que nomes como Felipão e Guardiola são boas opções, Vamos ver o que a CBF acha melhor.
Fiquei muito surpreso, até tinha feito um artigo sobre a período dele na seleção. Nossa, o trabalho tava sendo bom.