Os detalhes da última rodada e os números finais do Campeonato Brasileiro 2012

Acabou a Série A do Campeonato Brasileiro de 2012! O Fluminense havia se sagrado campeão nacional com três rodadas de antecedência, e a rodada de número 38, a última da competição, teve apenas a disputa contra o rebaixamento em disputa. Veja, aqui no Mundo do Futebol, como foi a última rodada da competição e os números finais do Brasileirão 2012.

Ainda falta saber quem foram os melhores do campeonato, segundo a CBF, pois a festa em que será divulgado os nomes será nesta segunda-feira. O Brasileirão 2012 foi o 57 º campeonato nacional de futebol da história, e o nono seguido a utilizar o sistema de pontos corridos, em turno e returno. Desde 2006, o torneio conta com 20 clubes na disputa. A competição, em 2012, começou dia 19 de maio e teve sua última rodada disputada em 02 de dezembro de 2012Brasileirão Petrobras, logo

Última rodada que, como ano passado, foi de clássicos regionais por todo o Brasil. Foram dois jogos no sábado e oito no domingo. No sábado, o Santos venceu de virada o Palmeiras por 3 a 1, e, no clássico carioca, Flamengo e Botafogo ficaram no 2 x 2.

No domingo, o grande destaque vai para o clássico Gre-Nal. O jogo, que por si só já é especial, foi mais ainda neste domingo, pois foi o último jogo de futebol disputado no Estádio Olímpico Monumental, que dará lugar a um empreendimento imobiliário e o Grêmio jogará no seu novo e belíssimo estádio: a Arena Grêmio, que estreará já na próxima semana, em jogo contra o Hamburgo (ALE), em amistoso para inaugurá-lo.

Dentro de campo, Grêmio e Internacional ficaram no empate em zero a zero. Num jogo bastante pegado e com confusões, ninguém balançou a rede neste último jogo no estádio. Mesmo assim, foi feita a bastante conhecida “avalanche” por parte dos torcedores; a última neste estádio. O clima era de despedida ao estádio que tanto deu alegria ao torcedor. Inaugurado em 1954, o Olímpico recebeu grandes partidas do time gremistas, como a Copa Libertadores de América em 1983, na vitória sobre o Peñarol.

No adeus ao estádio, o placar foi de zero a zero. O Grêmio termina o Campeonato na terceira colocação, e terá de passar pela pré-Libertadores em 2013. O Internacional termina o Brasileiro na 10 ª colocação.

Grêmio, Internacional, Olimpico,

Último clássico e jogo do Olímpico Monumental, Grêmio e Internacional empatam sem gols em jogo, com brigas e confusões. (Créditos da Imagem: Jefferson Bernardes/ Preview.com / Gazeta Press)

No Pacaembu, São Paulo e Corinthians fizeram o clássico Majestoso e o embate entre as duas equipes brasileiras que ainda entrarão em campo em 2012 disputando título. O Tricolor do Morumbi terá a chance de conquistar a Copa Sul-Americana, contra o Tigres-ARG, nas duas próximas quartas-feira. Já o Corinthians, viaja nesta terça para o Japão, para que, no dia 12, entre em campo no Mundial de Clubes da FIFA; o que se espera, é que o Timão vá à final contra o Chelsea.

Dentro de campo, foi até que um bom jogo. O técnico Ney Franco surpreendeu a todos colocando um time reserva frente ao Corinthians, que foi com os titulares, com exceção de Paulo André, no clássico paulista.  O time do técnico Tite saiu na frente do placar, com Guerreiro aproveitando falha da defesa. O São Paulo empatou logo depois com Douglas. Maicon acertou um belíssimo chute no ângulo de Cássio e virou a partida. O jogador são-paulino ainda marcou o terceiro e fechou a conta no clássico. Três a um, placar final. As duas equipes não tinham objetivos nesta última rodada. Mesmo assim, com a vitória, o São Paulo se sagrou ‘campeão’ do segundo turno. Contando pontos a partir da 20 ª Rodada (a primeira do returno), o Tricolor chegou aos 35, o mesmo do Fluminense, mas vencendo nos critérios. Na tabela de classificação do Campeonato Brasileiro 2012, o São Paulo, que já tinha se garantido na pré-Libertadores, termina o torneio na quarta colocação. O Corinthians fica no sexto lugar da tabela.

São Paulo x Corinthians,  foto posada,

São Paulo vence clássico Majestoso e conquista “título” do returno do Brasileirão. (Créditos da Imagem: Fernando Dantas / Gazeta Press)

Em Minas Gerais, Atlético-MG e Cruzeiro fizeram o clássico mineiro. O Galo tinha o objetivo de terminar na vice-liderança, para garantir vaga na fase de grupos da Libertadores 2013. Se aproveitando do empate do Grêmio, o Atlético venceu o grande e cheio de emoções clássico no Independência por 3 a 2, e conseguiu terminar em segundo na competição.

O Galo saiu na frente do placar com Bernard; tomou o empate e a virada (ainda perdeu um pênalti, com Ronaldinho, em que Fábio defendeu); mas Leonardo Silva e Réver deram a vitória aos atleticanos, que ficam com o vice-campeonato brasileiro. A Raposa termina a competição em nono.

O campeão brasileiro de 2012 por antecipação, o Fluminense, entrou em campo contra o Vasco, no Engenhão. A equipe cruz-maltina conseguiu abrir dois a zero, com Éder Luis. Carleto descontou de pênalti e a partida terminou 2 x 1 para o Vasco. O Fluminense desperdiçou a chance de se tornar o time campeão com maior número de pontos, na era do Brasileiro com 20 clubes. O São Paulo, campeão em 2006, terminou com 78 pontos, e é o time com mais pontos nesta era do torneio. O Flu termina o campeonato com 77 pontos. Uma curiosidade é que, após conquistar o Brasileirão 2012 na 35 ª Rodada, o Tricolor Carioca não conseguiu vencer nenhuma partida neste final de campeonato. Foram um empate e duas derrotas.

O Vasco terminou o torneio na quinta colocação e terá a chance de entrar na Copa do Brasil 2013 já nas oitavas-de-final.

A grande disputa neste domingo foi contra o rebaixamento. O Sport não conseguiu reverter a difícil situação em que se encontrava e foi rebaixado à Série B de 2013. A equipe do Sport enfrentou o Náutico, nos Aflitos e foi derrotado por 1 a 0. O Timbu ainda perdeu um pênalti. Mesmo se vencesse, o Sport ainda seria rebaixado, já que o Bahia venceu o Atlético-GO, em Goiânia, por 1 a 0, a Portuguesa ficou no empate sem gols com a Ponte Preta. Sport, Palmeiras, Atlético-GO e Figueirense são as equipes rebaixadas na competição.

Sport, Náutico

No clássico nos Aflitos, o Sport precisava do resultado, mas jogou mal e foi rebaixado. (Créditos da Imagem: Otavio de Souza / Futura Press)

No outro jogo da rodada, Coritiba e Figueirense fizeram um jogo que não valia absolutamente nada no campeonato. Além de não ser um clássico, o jogo ficou prejudicado pela forte chuva que atingiu Curitiba. O jogo, no Couto Pereira, terminou com a vitória dos donos da casa, por 3 a 0. O Figueira termina na lanterna do torneio e o Coxa ficou na 13ª colocação.

E foi só! Acabou o Campeonato Brasileiro de Futebol do ano de 2012. Bola rolando agora pela Primeira Divisão do futebol nacional só em 26 de maio de 2013, e a volta do futebol, para a maioria das equipes, só nos Estaduais, que começam já em janeiro.

Veja os números e detalhes finais da competição:

Campeão: Fluminense
Vagas na Copa Libertadores:
Fase de grupos: Fluminense e Atlético-MG (pelo Campeonato Brasileiro); e Corinthians (campeão da Libertadores) e Palmeiras (campeão da Copa do Brasil).
Pré-Libertadores: Grêmio e São Paulo.
Rebaixados: Sport, Palmeiras, Atlético-GO e Figueirense.
Sul-Americana: CBF definirá ainda como ficarão as vagas para a competição.

Clubes que estarão na Série A em 2013, por terem conseguido acesso: Goiás, Criciúma, Vitória e Atlético-PR.

Jogos: 380
Vitória dos mandantes: 183
Empates: 105
Vitória dos visitantes: 92
Gols marcados: 940
Gols de mandantes: 564
Gols de visitantes: 376
Média de gols: 2, 47 por jogo
Pontos ganhos (no total): 1035

Artilheiro: Fred (Fluminense), 20 gols.
Mais vitórias: Fluminense, 22 vitórias
Menos vitórias: Atlético-GO e Figueirense, com apenas 7 vitórias cada.
Menos empates: São Paulo e Coritiba, com 6 empates cada.
Mais empates: Portuguesa, com 15.
Menos derrotas: Fluminense, 5.
Mais derrotas: Palmeiras, Atlético-GO e Figueirense, com 22 derrotas cada um.
Melhor ataque: Atlético-MG, com 64 gols feitos.
Pior ataque: Atlético-GO, Ponte Preta e Bahia, com 37 gols cada.
Melhor defesa: Fluminense e Grêmio, com 33 gols sofridos.
Pior defesa: Figueirense, com 72 gols sofridos.
Aproveitamento de pontos do campeão: 67.5 %
Aproveitamento de pontos do lanterna: 26. 3 %

Maior goleada: Atlético-MG 6 x 0 Figueirense; 28 ª Rodada.

Partida com melhor público: São Paulo 2 x 1 Náutico; Estádio do Morumbi, 36 ª Rodada, dia 18/NOV. Com público pagante de 62 207.

Gostou do Campeonato Brasileiro 2012? Deixe sua opinião nos comentários!

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *