Palmeiras: A diretoria é a maior culpada pelo rebaixamento?

Pela segunda vez na história, o Palmeiras foi rebaixado à Segunda Divisão do Campeonato Brasileiro. Em 2012, a equipe alviverde repete o vexame e o momento mais triste da história, quem foi em 2002. Novamente, o Palmeiras terá de disputar a Série B, e tentar dar a volta por cima. Os torcedores procuram um culpado (que, na verdade, foram vários); um dos alvos é a diretoria, que fez uma péssima administração e errando em vários momentos, o que culminou na queda. Mas, claro, os jogadores ruins que entraram em campo por toda a temporada, e que tiveram pouco mais de 30 % de aproveitamento em 36 jogos também têm grande culpa.

Aí o torcedor pergunta: mas não foram estes mesmos jogadores que conquistaram o título da Copa do Brasil? Pois é! Ao passar dos tempos, me convenço mais que o título veio, talvez, por sorte. Claro que esta importante conquista depois de muito tempo não foi “ruim”, como alguns dizem, para o Palmeiras, já que nenhum título atrapalha, mas isso sim iludiu o torcedor e jogadores, que estavam mal no Brasileirão, e achavam que o time sairia disso a qualquer momento.

Palmeiras, Rebaixado, jogadores

Após o empate no último domingo, jogadores saem triste de campo. (Créditos da Imagem: Mauro Pimentel / Terra)

Como dissemos, a diretoria pode ter sido o maior culpado pelo rebaixamento, não o único, mas o principal. Não vejo o presidente Arnaldo Tirone seja uma pessoa mal intencionada, que quer o time em situação ruim, mas acredito que ele não é a pessoa certa para administrar um grande clube como o Palmeiras. Em meio a muitas intrigas na sua gestão, com jogadores e técnicos, o presidente não montou uma equipe competitiva e o resultado foi este.

E este rebaixamento não foi culpa somente desta diretoria, mas também das anteriores. O Palmeiras, desde o fim da parceria com a Parmalat, não conseguiu se firmar com grandes conquistas. Para se ter ideia, de 2002 para cá, o Palmeiras teve 22 técnicos! Com a Parmalat, época de grande glórias para o time, o Palmeiras conquistou Campeonatos Brasileiro, Paulistão e Libertadores; ao fim da parceria, foram um título da Série B, um Estadual e a Copa do Brasil.

O Palmeiras, dos últimos anos até agora, foi comandado pelos melhores técnicos do país. Muricy Ramalho, Luxemburgo e Felipão (fora outros, como Tite, em 2006, por exemplo). E isso não deu resultado. A coisa começou a ficar ruim quando Muricy estava próximo de conquistar o Brasileirão de 2009, mas nas últimas rodadas o time caiu de produção. Aquela equipe tinha o título encaminhado, mas foi muito mal e ficou de fora até da vaga para Libertadores.

Barcos, Palmeiras

Barcos prometeu fazer 27 gols em 2012 e fez, mesmo assim, não conseguiu evitar o rebaixamento. (Créditos da Imagem: Mauro Pimentel / Terra)

A queda para a Série B foi confirmada de forma antecipada no último domingo. O pesadelo, que depois de dez anos, volta a se repetir, também foi graças ao péssimo elenco do time, que deverá ser, obrigatoriamente, renovado. Com poucas exceções (Barcos, Assunção, Henrique) o time deu vexame e poucos deverão ser mantidos. Um dos que a torcida pede para que vá embora é Valdivia. O jogador chileno chegou ao clube com a promessa de fazer aquilo que havia feito em sua primeira passagem, mas nada disso aconteceu. Pelo contrário, a passagem do meia chileno foi marcada por lesões e até discussões com Felipão. Provavelmente, o “Mago” não continuará em 2013.

Será uma pena o jogador sair do time dessa forma. Valdivia provou que gosta do Palmeiras, quando este ano, ele passou grande sufoco ao ser, junto com sua mulher, assaltado em São Paulo. A sua família ficou traumatizada e voltaram ao Chile, mas o meia garantiu que seguiria no Palmeiras.

Quem deverá seguir no time palmeirense é Gilson Kleina, que pegou um time já com a situação difícil. Gilson é um bom técnico, fez o que pôde, não evitou a degola, mas deve permanecer no time (pelo retrospecto, vemos que não é por conta de técnico que a situação vai mal).

Alguns dos ‘torcedores’ também tem uma culpa. Em meio a todas as coisas ruins, de vez em quando os jogadores eram ameaçados; o clube perdeu mandos de campo graças a atitudes de torcedores, que jogaram objetos em campo no clássico contra o Corinthians, e destruíram cadeiras do Pacaembu. Por conta disso, o Palmeiras foi punido e teve de jogar longe da capital. Ao mesmo tempo, é difícil jogar em meio a tantas ameaças, como aconteceu no jogo do rebaixamento (domingo, no empate contra o Flamengo), quando os torcedores ameaçaram os jogadores.

Aos amigos palmeirenses, há um texto bem interessante em um Blog do site ESPN.com.br que lista sete erros principais que o Palmeiras cometeu para ser rebaixado; a quem interessar, o texto é este aqui.

Após a confirmação da queda, o Palmeiras divulgou uma bela mensagem em seu site oficial; veja:

Palmeiras, Mensagem, Rebaixamento

Site oficial divulgou mensagem aos torcedores. (Divulgação)

Comparação das equipes que foram rebaixadas no Brasileirão
Palmeiras 2002
Posição: 24 º
Pontos Ganhos: 27
Jogos: 25
Vitórias: 6
Empates: 9
Derrotas: 10
Gols feitos: 37
Gols Sofridos: 46
Aproveitamento: 36 %.

Palmeiras 2012 (números até a 36 ª Rodada, quando confirmado o rebaixamento)
Posição: 18 º
Pontos Ganhos: 34
Jogos: 36
Vitórias: 9
Empates: 7
Derrotas: 20
Gols Feitos: 37
Gols Sofridos: 49
Aproveitamento: 31, 5 %

É triste ver um grande clube do futebol nacional ser rebaixado. O Sociedade Esportiva Palmeiras, com uma história tão bonita, não merecia passar por tudo isso de novo. Tomara que o time siga os exemplos de Corinthians, Vasco e Grêmio, que foram rebaixados, e voltaram a elite com tudo e totalmente reestruturado.

O Palmeiras de São Marcos, Ademir da Guia, Edmundo, Evair, Chinesinho, César Maluco, Leivinha, Rivaldo, da Academia e tantos outros não deve morrer, deve sim tomar lições disso tudo, voltar mais forte ainda, com a ajuda da “torcida que canta e vibra”, como diz o hino.

Força Palmeiras!!!

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.