Quais as chances do Atlético-GO no Campeonato Brasileiro 2012?

Esse é um artigo da série “Brasileirão 2012”.

Nos artigos dessa série vamos relacionar todos os clubes que irão disputar o Campeonato Brasileiro da Série A, falando um pouco da sua história, principais títulos, jogadores de destaque, posição no campeonato brasileiro 2011 e as suas chances na conquista do brasileirão 2012.

Certamente o campeonato brasileiro é o campeonato mais disputado do mundo. Enquanto em outros países temos, no início, sempre os mesmos candidatos, no Brasil sempre podemos indicar vários clubes de tradição que iniciam o campeonato pensando em conquistá-lo.

História do Atlético Goianiense

Em 2 de abril de 1937, era fundado o primeiro time de futebol de Goiânia; era o Atlético Clube Goianiense. A equipe é uma das mais fortes do Estado de Goiás. As cores do Atlético e o escudo foram baseados em grandes times do futebol nacional; As cores do time são vermelhas e pretas (rubro-negro), inspirados no Flamengo/RJ; e o escudo do time segue os moldes do São Paulo FC; esses dois, por ser a escolha da maioria de seus fundadores.

O Atlético-GO foi a primeira equipe do Estado a conquistar um título de âmbito nacional. Foi em 1971, com o Torneio Integração da CBD. O time tem outras conquistas à nível nacional, foi em 1990, com o título do Brasileirão Série C; campeonato que o Dragão Campineiro voltou a conquistar em 2008.  Além disso, o time foi o primeiro campeão goiano, em 1944.

No começo do século XII, o time enfrentou uma crise, chegando próximo ao fim. Seu estádio foi demolido e a equipe caiu pela primeira vez para a segunda divisão estadual. Porém, em 2005, um grupo de torcedores ajudou a reerguer o clube. O Estádio foi reconstruído, e o time foi campeão goiano em 2007. O time segue uma sequência na Série A do Brasileirão. O Dragão está na principal divisão do futebol nacional desde 2010.

Escudo

Escudo do Atlético Goianiense

 

 

 

(site oficial do Atlético Goianiense)

 

 

 

Uniforme

Os 3 uniformes que serão utilizados na temporada são:

Uniforme Nº1

Camisa 01, Atlético Goianiense

Com calções brancos.

Uniforme Nº2

Camisa 02, Atlético Goianiense

Com calções pretos.

Imagem: Super Bolla

Atlético Goianiense na internet

O time possui canais oficiais na internet. São eles:

Principais títulos

  • Campeonato Brasileiro Série C – 2
  • Torneio Integração da CBD – 1
  • Campeonato Goiano – 12
  • Segunda divisão do Campeonato Goiano – 1
  • Torneio Início – 6
  • Taça Goiás – 1
Foi o primeiro campeão do estadual de Goiás, em 1944.

Principais destaques

O Atlético Goianiense começa a disputa do Campeonato Brasileiro 2012 com os seguintes jogadores como destaque:

  • Márcio – O goleiro-artilheiro é o grande destaque do Dragão neste brasileirão. Ídolos, Márcio, além de grande goleiro, é um excelente batedor de faltas. Temporada passada, por exemplo, Márcio superou Rogério Ceni na artilharia do campeonato, e  com o ídolo são-paulino fora deste começo de campeonato, deixa boa oportunidade para o goleirão do Atlético.
  • Marino – O volante de 26 anos é tido pela imprensa goiana como uma das promessas do time para o Campeonato. O jogador vai para as divididas, e sempre se sai bem delas.
  • William – Contratado do Avaí, o atacante é um dos destaques do time.

Classificação no Campeonato Brasileiro 2011

O time do Atlético terminou na parte do meio da tabela de classificação. O time de Goiás conquistou vaga na Copa Sul-Americana por ter terminado na 13ª colocação. Em 38 jogos, foram 48 pontos conquistados (aproveitamento de 42 %). A equipe marcou 50 gols e sofreu 45.

Quais as chances do Atlético Goianiense no Campeonato Brasileiro 2012

Foi eliminado na Copa do Brasil, porém chegou à final do Campeonato Goiano, mas deve ficar atento este ano, já que é um dos candidatos ao rebaixamento, que assombrou o time ano passado. A diretoria comemora ainda a permanência de Adílson Batista.

No máximo, se jogar um bom futebol, conquistará vaga na Sul-Americana, terminando, novamente, no meio da tabela. Mas, neste começo, é um dos nomes que podem cair. Conta com a experiência de alguns jogadores e tem como qualidade o toque de bola.

E você, o que acha? O Atlético Goianiense vem para lutar contra o rebaixamento, ou irá conquistar vaga para a Sul-Americana, sem correr nenhum risco? Deixe sua opinião nos comentários.

Você pode gostar...

1 Resultado

  1. Acho importante esses artigos. Boa idéia do Gustavo Freitas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *