Quais as chances do Atlético-MG no Campeonato Brasileiro 2012?

Esse é um artigo da série “Brasileirão 2012”.

Nos artigos dessa série vamos relacionar todos os clubes que irão disputar o Campeonato Brasileiro da Série A, falando um pouco da sua história, principais títulos, jogadores de destaque, posição no campeonato brasileiro 2011 e as suas chances na conquista do brasileirão 2012.

Certamente o campeonato brasileiro é o campeonato mais disputado do mundo. Enquanto em outros países temos, no início, sempre os mesmos candidatos, no Brasil sempre podemos indicar vários clubes de tradição que iniciam o campeonato pensando em conquistá-lo.

História do Atlético Mineiro

No dia 25 de março de 1908, um grupo de estudantes faltava as aulas daquela manhã de quarta-feira para uma reunião no coreto do Parque Municipal, em Belo Horizonte. O grupo de 22 estudantes fundaram naquele dia o Athlético Mineiro Football Club (que em 1913 viria a se chamar Clube Atlético Mineiro), uma das principais equipes do futebol brasileiro, sendo também a equipe mais antiga do futebol mineiro em atividade.

Em sua história, o Atlético tem grandes conquistas. Destaque para o pioneirismo do clube, que foi o primeiro campeão brasileiro (em competição organizada pela Confederação brasileira), em 1971; foi o primeiro campeão da antiga Copa Conmebol; também foi o primeiro campeão do campeonato mineiro (que na época tinha outro nome); é também o maior campeão estadual de Minas.

Também tem na sua história vários feitos inéditos no futebol mineiro e brasileiro. Foi o primeiro clube de Minas Gerais a disputar uma partida internacional; teve o primeiro jogador fora do eixo Rio-São Paulo à ter um jogador convocado para a seleção brasileira; em 1969, foi a única equipe no mundo a derrotar a seleção brasileira, que viria a ser tricampeã mundial em 1970; entre outros.

O momento mais triste da história do clube, sem dúvida, foi no ano de 2005, quando a equipe fez uma péssima campanha no Campeonato Brasileiro do ano (o Campeonato que ficou marcado pelo escândalo da arbitragem). O Galo terminou em 20º, e foi rebaixado para a segunda divisão do futebol nacional. O time apostou nas categorias de base no ano seguinte, e subiu novamente, sendo campeão brasileiro da Série B de 2006.

Escudo

Escudo, Atlético Mineiro

 

 

 

 

 

Imagem: Site oficial do Atlético MG.

Uniforme

Os uniformes que estão sendo utilizados na temporada são:

Uniforme Nº1

camisa 1, Atlético Mineiro 2012

 

 

 

 

 

 

 

 

(com calções pretos).

Uniforme Nº2

Camisa 02, Atlético Mineiro 2012

 

 

 

 

 

 

 

 

(com calções brancos).

Os uniformes 2012 ainda serão divulgados pela fornecedora de materiais esportivos do clube.

Atlético Mineiro na internet

O time possui canais oficiais na internet. São eles:

Principais títulos

  • Copa Conmebol – 2
  • Campeonato Mineiro – 40
  • Campeonato Brasileiro – 1
  • Campeonato Brasileiro da Série B – 1
  • Copa dos Campeões do Brasil – 1
  • Copa dos Campeões Estaduais – 1
O clube foi o primeiro campeão Brasileiro, em torneio organizado pela CBD, no ano de 1971. Também foi o primeiro campeão da Copa Conmebol (em 1992) e primeiro campeão de um campeonato oficial do Estado de Minas Gerais.

Principais destaques

O Atlético Mineiro começa a disputa do Campeonato Brasileiro 2012 com os seguintes jogadores como destaque:

  • Réver – O capitão do time mineiro é um dos destaques da equipe. No Atlético desde 2010, o jogador foi eleito o melhor 1º zagueiro do Campeonato Brasileiro de 2011, prêmio que ele também disputou em 2008 (como 3º melhor zagueiro) e em 2009 e 2010 (ficando em 2º).
  • Mancini – O experiente jogador revelado pelo CAM em 1995, tem passagens pela a Europa, e está no clube desde 2011. Na sua volta, fez um bom campeonato mineiro, mas, assim como todo o time, caiu de rendimento no Brasileirão. Mesmo assim, é uma das esperanças para o nacional de 2012.
  • Pierre – Destaque do time do Paraná em 2006 e do Palmeiras, o jogador Pierre também é outro grande nome do time. O volante tem como ponto principal a forte marcação para cima dos adversários.
  • André – Conhecido por ter feito parte do elenco do Santos em 2010 (apelidado de “Meninos da Vila”, junto com Neymar e Ganso) André é titular absoluto da equipe, sendo decisivo em algumas partidas.

Classificação no Campeonato Brasileiro 2011

O Atlético Mineiro não fez um bom campeonato. Lutando a maior parte do torneio contra o rebaixamento, o time só se salvou de riscos nas últimas rodadas do Brasileirão 2011. Viveu muitos momentos ruins no torneio, em destaque, a goleada que sofreu do Cruzeiro na última rodada, em que o maior rival venceu pelo placar de 6 a 1.

No fim, o time se salvou do rebaixamento, mas terminou sem vaga para nenhuma competição Sul-Americana. O Galo terminou o torneio de 2011 na 15ª colocação, a frente do rival Cruzeiro. O desempenho final do Atlético no Brasileirão foi de 45 pontos conquistados, 13 vitórias, 06 empates e 19 vitórias, em 38 jogos, terminando com 39 % de aproveitamento. Marcou 50 gols e sofreu 60.

E você, caro leitor do Mundo do Futebol, e torcedor do Galo, o que acha? Deixe sua opinião nos comentários.

Você pode gostar...

6 Resultados

  1. nelson disse:

    o galo vai ser campeao esse ano!!! inda mais com o ronaldinho!!!

  2. JOHN WESLEY disse:

    COM CERTEZA COM A VINDA DE DIEGO FORLÁN O ATLÉTICO MG VAI REPETIR A SEQUENCIA DO CAMPEONATO MINEIRO E VAI GANHAR ESTE CAMPEONATO BRASILEIRO COM NO MÍNIMO 3 RODAS DE ANTECEDÊNCIA. ESPEREM PRA VER.

  3. Rafael Luiz disse:

    Atlético deve fazer melhor que o Ano passado.

    • Leonardo Prado disse:

      O galo deve lutar por uma vaga na libertadores, ao contrario do que foi mencionado no artigo acima o Mancini não é um dos destaques do time, ele é reserva do jovem talento Bernard que promete ser um dos destaques do campeonato, alem dele vale lembrar também que o galo conta com o atacante Guilherme que está subindo muito de rendimento e se continuar assim vai dar muita alegria para massa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *