Santos FC completa 100 anos: Confira o especial sobre o centenário do Glorioso

No dia 14 de abril, uma das maiores equipes do futebol mundial e um dos mais vitoriosos do futebol nacional completa 100 anos. O Santos Futebol Clube comemora o seu primeiro centenário, e tem motivos de sobra para comemorar. Localizado em Santos (SP), o time que leva o nome da cidade é conhecido no mundo inteiro por ser a equipe que revelou o maior jogador da história do futebol: Pelé. O rei do futebol começou no Santos em 1956, com apenas 16 anos, e de lá se destacou no mundo do futebol. Para os torcedores mais saudosistas, como não falar do ataque do time na década de 50/60: Dorval, Mengávio, Coutinho, Pelé e Pepe.

Além de revelar grandes jogadores, o time tem muitas outras grandes conquistas: é o maior campeão do Campeonato Brasileiro (junto com o SE Palmeiras), com 8; foi o primeiro time brasileiro a conquistar uma Copa Libertadores da América (em 1962), sendo bicampeão no ano seguinte, nos mesmos anos conquistou o Mundial Interclubes; em 1962, se tornou o primeiro, e, até agora, o único campeão estadual, brasileiro, da Libertadores e Mundial num mesmo ano; é o clube que mais marcou gols na história do futebol e foi eleito pela FIFA o melhor clube das Américas do século passado; entre tantas outras conquistas.

A seguir, você verá um especial sobre a história do Santos Futebol Clube, com seus símbolos, informações, grandes títulos, estádio, etc. Esperamos que você, caro torcedor santista, goste deste especial criado pela equipe do Mundo do Futebol!

logo do centenario do Santos FC

(Site oficial do Santos)

Um resumo da história do time

No domingo, 14 de abril de 1912, Francisco Raymundo Marques, Mário Ferraz de Campos e Argemiro de Souza Júnior, três esportistas da cidade de Santos, realizaram uma Assembléia para a criação de um clube de futebol; Assembléia esta, realizada na sede do Clube Concórdia. Houve a dúvida quanto ao nome do novo time, e, os participantes ali presentes, escolheram por Santos Foot-Ball Club. Naquele momento, nascia um dos maiores times do futebol mundial. Um fato curioso é que, horas depois da criação do time, o Titanic chocou-se contra um iceberg matando 1532 pessoas, em uma das maiores catástrofes marítimas de todos os tempos. Esta última informação não tem nada a ver com a história do Santos, mas fica o registro pela coincidência de datas.

As cores do novo time da cidade eram azul e branco, com frisos em dourados. Após um ano com discussões das cores, a diretoria decidiu mudar para branco e preto.

Santos, escudos, história futebol

A evolução dos escudos do time. O de cor azul foi o primeiro. (Divulgação)

As conquistas

Como dissemos, o Santos é uma das equipes mais vitoriosas do futebol nacional, e uma das mais conhecidas mundialmente. A casa do rei, tem uma história para encher os olhos de seus torcedores. Dos grandes feitos do time, destacamos as conquistas da Libertadores, Mundiais e Brasileiros. O time também parou duas guerras, na África; cedeu muitos grandes jogadores para seleção, etc.

A primeira conquista do Santos foi em 1913. Foi o Campeonato Santista de Futebol, que contava com apenas 4 equipes. O time santista foi campeão invicto. O primeiro Campeonato Paulista veio apenas em 1935.

O ano de 1956 foi o ano em que Pelé chegou ao clube. A partir deste período, o Santos conquistou todos os principais torneios que disputava: Libertadores, Mundiais Interclubes, Taça Brasil, entre outros.

Após a saída de Pelé, o clube continuava suas conquistas. Em 1978, o time foi apelidado de “Meninos da Vila”, pois contava com jovens e grandes jogadores no elenco. Dali em diante, o clube continuava suas conquistas, e, tempos depois, entrou numa fase ruim.

Robinho, Taça, Brasileirão 2002, Santos campeão

Robinho é uma das revelações do time. (Créditos da Imagem: AFP)

Em 2002, o time entrou numa nova fase. Com o técnico Emerson Leão, o time revelou grandes jogadores: Robinho, Diego, Léo, Elano, entre outros. Essa nova geração, conquistou o Brasileirão 2002, e foi vice-campeão da Libertadores e vice brasileiro, no ano seguinte. Em 2004, o Santos se tornou Octacampeão brasileiro. Depois disso, o time foi campeão paulista em 2006, 2007 e 2010 (este último já com a presença de seus novos grandes jogadores: Neymar, Ganso,…).

Em 2010, o Santos voltou a ser destaque no cenário do futebol nacional. Com a aposta em Neymar e Ganso, o time se sagrou bicampeão paulista (2010 e 2011); tricampeão da Copa Libertadores; conquistou a primeira Copa do Brasil da história do time; e foi vice-campeão do Mundial de Clubes FIFA.

Principais Títulos

2 Mundiais Interclubes
Recopa Intercontinental
3 Taças Libertadores
Supercopa Sulamericana
Copa Conmebol
8 Campeonatos Brasileiros
Copa do Brasil
5 Rio-São Paulo
19 Campeonatos Paulistas
Copa Paulista

No site oficial do time, há uma parte especial para todas as conquistas do time. Para conferi-lá, clique aqui.

Símbolos

Escudo
O atual escudo do time do Santos tem as cores do time (preto e branco), com as iniciais do time (S. F. C.). Há duas estrelas no escudo, postas nos anos 60, de cor amarela, representando os títulos mundiais do time (conquistados em 62 e 63).

Mascote
A mascote do Santos FC é uma baleia. O peixe também é conhecido como tal, apesar de baleia não ser peixe.

Baleinha, Baleião, Santos, mascote,

(Créditos da Imagem: Site Oficial do Santos FC // Andréa Cobra)

A história da baleia como mascote do Santos é bem interessante. Em um jogo contra o São Paulo, os torcedores do time rival começaram a chamarem os jogadores de “peixeiros”. Os torcedores rebateram os rivais, e disseram que eram sim peixeiros, e com muito orgulho.

Hino
Ah, o hino… O Santos tem uma história bem interessante sobre isso. Para surpresa de muitos santistas, o hino do time não é “Leão do Mar”, e sim outra, composta anos depois desta. Esta “Leão do Mar” é a mais conhecida pela torcida, e é usada pelas emissoras de TV e rádio nos jogos do time.

O hino “Leão do Mar” foi composto em 1955, pelos torcedores Mangeri Neto e Mangeri Sobrinho. O hino oficial do time só foi composto em 1957, e reconhecido pelo clube apenas em 1996. O autor é Carlos Henrique Roma. Digo uma coisa à vocês, caros leitores, o hino oficial do time é bem mais bonito que a “Leão do Mar”; não entendo o motivo da marcha ser mais conhecida do que o hino.  Mesmo assim, vejam a letra das duas canções:

Hino Oficial do Santos Futebol Clube
Autor: Carlos Henrique Roma

Sou alvinegro da Vila Belmiro
O Santos vive no meu coração
É o motivo de todo o meu riso
De minhas lágrimas e emoção

Sua bandeira no mastro é a história
De um passado e um presente só de glórias
Nascer, viver e no Santos morrer
É um orgulho que nem todos podem ter

No Santos pratica-se o esporte
Com dignidade e com fervor
Seja qual for a sua sorte
De vencido ou vencedor

Com técnica e disciplina
Dando o sangue com amor
Pela bandeira que ensina
Lutar com fé e com ardor.

Ouça o hino oficial do time, neste vídeo.

Leão do Mar
Autor: Mangeri Neto e Mangeri Sobrinho

Agora quem dá bola é o Santos,
O Santos é o novo Campeão,
Glorioso Alvinegro praiano,
Campeão absoluto desse ano,
Santos sempre Santos,
Dentro ou fora do Alçapão,
Jogue onde jogar,
És o leão do mar,
Salve o nosso campeão.

Ouça “Leão do Mar”, neste vídeo.

Aqui neste vídeo, você ouve a música instrumental do hino “Leão do Mar”, em transmissões da TV Globo, no momento de gols do Santos.

Estádio
A casa do torcedor santista é a Vila Belmiro. Construído em 1916, o Estádio Urbano Caldeira tem capacidade para 15.800 pessoas. O estádio tem este nome em homenagem à Urbano Caldeira, um dos presidentes do time.

Em algumas ocasiões, o Santos manda suas partidas no Estádio do Pacaembu, em São Paulo.

Sobre o Santos

Nome oficial: Santos Futebol Clube
Mascote: Baleia (e também o Peixe)
Alcunhas: Peixe; Alvinegro Praiano; Sele-Santos; Santástico; Leão do Mar e Glorioso.
Torcedor: Santista
Data de fundação: 14 de abril de 1912
Estádio: Urbano Caldeira (Vila Belmiro), em Santos, SP.
Atual Presidente: Luis Álvaro de Oliveira Ribeiro
Técnico: Muricy Ramalho
Página de internet oficial: www.santosfc.com.br.
Grandes Rivalidades: Corinthians, Palmeiras e São Paulo. Há também uma rivalidade com a Portuguesa de Desportos e a Portuguesa Santista.

Para realização deste artigo, foram consultadas informações do site Wikipédia e do Site Oficial do Santos. E para maiores informações, e para você, torcedor do Santos, saber mais da fantástica história do time, recomendamos os sites:

Nós, da equipe do Mundo do Futebol, parabenizamos o time e os torcedores pelo centenário. E esperamos que você tenha gostado do especial e parabéns Santos!

Você pode gostar...

3 Resultados

  1. Rafael Luiz disse:

    Excelente artigo amigo Allan, um dos melhores até ao momento do Mundo do Futebol. Quando fazemos as coisas com amor tudo é mais fácil. Parabéns aos santistas e ao futebol brasileiro.

  2. Alan,
    simplesmente sensacional o artigo, parabéns, certamente deu muito trabalho pesquisar toda essa informação e transformá-la nesse artigo maravilhoso.
    O Santos, sem dúvida, é um dos grandes times (também em história) do Futebol Brasileiro e merecia esse destaque aqui no Mundo do Futebol.
    Abraço.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *