Todos os detalhes do Mundial de Clubes da FIFA Japão 2012

O Mundial de Clubes FIFA Japão 2012 está próximo de começar. Esta será a edição de número nove da competição realizada pela FIFA. Corinthians e Chelsea são os grandes favoritos para a conquista do torneio. A edição 2012 da competição será a última disputada no Japão, que, a partir de 2013, vai passar a ter outras sedes (ano que vem, a competição será disputada no Marrocos).

Confira aqui no Mundo do Futebol, um guia especial sobre a Copa do Mundo de Clubes da FIFA 2012, com todos os detalhes da competição, como as informações do Mundial, os destaques das equipes e a tabela completa de jogos.logo mundial de clubes FIFA 2012

Informações sobre o torneio

Nome oficial: Copa do Mundo de Clubes da FIFA Japão 2012 — Apresentado por Toyota
País sede: Japão
Locais de disputa: Toyota (Toyota Stadium) e Yokohama (International Stadium Yokohama).
Período de disputa: 06 a 16 de dezembro
Número de equipes: 07
Atual campeão: FC Barcelona (Espanha)
Transmissão de TV no Brasil: Rede Globo; SporTV; Rede Bandeirantes e BandSports.
Site oficial: Copa do Mundo de Clubes – FIFA.com (em português).
Fórmula de disputa: mata-mata; quem for perdendo, sai da disputa do título; quem vencer, vai avançando. As equipes são divididas em chaves. Começa com a fase de play-off; e depois as Quartas-de-final. Os representantes da América do Sul e Europa entram na competição a partir das semifinais. Haverá partidas, além da grande final, para decidir o terceiro e quinto lugar.
Arbitragens convocadas: Para ver a lista completo dos árbitros e assistentes que estarão no Mundial, clique aqui.

Curiosidade da competição: Em 2012, haverá uma novidade dentro de campo. Este Mundial será a primeira competição oficial da FIFA a utilizar o ‘chip’ na bola, para identificar na hora se foi gol ou não, tirando a dúvida do árbitro.

O torneio

Realizada todos os anos pela Federação Internacional de Futebol Associação, a Copa do Mundo de Clubes é um torneio que reúne os clubes campeões das confederações filiadas a FIFA. A ideia de organizar a competição aconteceu em 1999, para que em 2000 fosse realizada a primeira edição. O Mundial sucedeu à Copa Intercontinental, conhecida também como Mundial Interclubes, organizada pela marca de automóveis Toyota, em que o campeão da UEFA enfrentava o campeão da Conmebol; essa competição não é reconhecida como campeonato mundial pela FIFA.

A primeira competição FIFA foi realizada no Brasil e teve o Corinthians como campeão. De 2001 a 2004, não foram realizadas as competições por problemas fora de campo. Em 2005, a competição foi disputada no Japão. O São Paulo derrotou o Liverpool e venceu a competição. No ano seguinte, outro brasileiro comemorou o título. O Internacional venceu o Barcelona e se tornou campeão mundial. Em 2007, o Milan se tornou o primeiro europeu a vencer o torneio. Em 2008, foi a vez do Manchester United. Em 2009, nos Emirados Árabes, quem foi ao lugar mais alto em que um clube pode chegar foi o Barcelona. Em 2010, também no EAU, a Internazionale venceu o Mazembe e conquistou o Mundial. E, no ano passado, o Barcelona voltou a conquistar o Mundial da FIFA, ao derrotar o Santos.

Barcelona, comemoração , campeão, taça, Mundial de Clubes FIFA 2011

O Barcelona é o atual campeão do torneio. (Créditos da Imagem: Getty Images)

Equipes

Por ordem alfabética

Al Ahly Sporting Club

Heptacampeão da Liga dos Campeões da África, o Al Ahly já é uma equipe conhecida neste torneio. Será a quarta vez, desde que a FIFA começou a organizar, que o clube do Egito disputa o Mundial. A equipe já havia participado em 2005, 2006 e 2008. Sua melhor colocação foi em 2006, em um terceiro lugar.

A equipe passou por momentos difíceis este ano. A tragédia que virou notícia em todo mundo, quando torcedores invadiram o campo durante uma partida e que matou 74 pessoas em fevereiro deste ano, paralisou o Campeonato nacional, e, por isso, a equipe não pôde testar seus jogadores, só podendo entrar em campo na Liga dos Campeões da África. Venceu o torneio após derrotar na final o Espérance, da Tunísia.

Nome completo: Al Ahly Sporting Club
Técnico: Hossam Al Badri
País: Egito
Como chegou ao Mundial: Representante africano, vencedor da Liga dos Campeões da África (CAF)

Auckland City FC

É a equipe mais jovem do Mundial de Clubes FIFA 2012. Fundada em 2004, o time neozelandês surpreende por ter se tornado um clube tão vitorioso em pouco tempo. Será a quarta participação do time na competição mundial. A primeira em 2006, depois em 2009 e 2011. Em 2009, fez sua melhor campanha, chegando em quinto lugar.

O Auckland é tetracampeão da Oceania e tricampeão nacional. Venceu a Liga da Oceania 2011-2012, ao derrotar o Tefana, do Taiti.

Nome completo: Auckland City Football Club
Técnico: Ramón Tribulietx
País: Nova Zelândia
Como chegou ao Mundial: Representante da Oceania, campeão da Liga da Oceania (OFC).

Chelsea FC

O Chelsea surpreendeu a todos ao conquistar a Liga dos Campeões da UEFA, em que os favoritos eram os espanhóis Barcelona e Real Madrid. Os ingleses derrotaram o Bayern Munique na final. A equipe inglesa conquistou pela primeira vez o torneio continental e tenta o, também inédito, título Mundial. É o favorito para a conquista.

A equipe chega ao Japão com uma fase não muito boa. Na Premier League, vem de resultados ruins e na Liga dos Campeões, passa por sufoco para tentar avançar da primeira fase. Além disso, o Chelsea está de técnico novo, mas que não conseguiu ‘arrumar a casa’ dos Blues.

Os clubes da Europa não costumam dar tanta importância, como os sul-americanos, para o Mundial de Clubes da FIFA. Mesmo assim, caso aconteça um resultado que se não a conquista do título, a situação do novo técnico do time inglese ficará ainda mais complicada.

Nome completo: Chelsea Football Club
Técnico: Rafa Benítez
País: Inglaterra
Como chegou ao Mundial: Representante europeu, campeão da Champions League (UEFA).

Equipes, Mundial de Clubes FIFA Japão 2012

As equipes que estarão no Mundial da FIFA 2012. (Créditos da Imagem: Site oficial da FIFA / Fifa.com)

Corinthians

Em mais de 100 anos de história, o Corinthians conquistou vários títulos, tem uma torcida fanática e fiel, mas ainda não tinha um título em sua grande galeria: a Copa Libertadores de América. O técnico Tite chegou com este objetivo em 2010. No ano seguinte a sua chegada, eliminação na primeira fase da competição continental. Mas, em 2012, o grande sonho virou realidade. O Corinthians fez uma campanha impecável e conquistou o título continental pela primeira vez em sua história e de forma invicta. O título veio após vitória sobre o Boca Juniors.

A equipe disputará seu segundo Mundial FIFA. Em 2000, no primeiro ano do torneio organizado pela Federação Internacional de Futebol, o Corinthians foi campeão. Na época, o time de Parque São Jorge foi convidado a participar do torneio, e, na decisão, venceu o Vasco da Gama. Para o Mundial-2012, o Corinthians volta a ser o favorito para o torneio, pois vem jogando bem e com ritmo de jogo, além de ter um belo elenco dentro de campo.

Nome completo: Sport Club Corinthians Paulista
Técnico: Tite
País: Brasil
Como chegou ao Mundial: Representante sul-americano, campeão da Copa Libertadores de América (Conmebol).

CF Monterrey

Pela segunda vez consecutiva, a equipe mexicana participa do Mundial FIFA. Em 2011, o Monterrey foi surpreendido pelo Kashiwa Reysol e foi eliminado já na primeira partida e terminou em quinto lugar. A expectativa ano passado, era que os mexicanos enfrentassem na semi o Santos, de Neymar.

Neste ano, o objetivo é fazer um Mundial melhor do que o de 2011, e dar a volta por cima. O Monterrey foi bicampeão da Liga dos Campeões da CONCACAF. Neste ano, os mexicanos derrotaram na final o Santos Laguna.

Nome completo: Club de Fútbol Monterrey
Técnico: Victor Manuel Vucetich
País: México
Como chegou ao Mundial: Representante da América do Norte, Central e Caribe, vencedor da Liga dos Campeões (CONCACAF).

Sanfrecce Hiroshima

Campeão nacional com uma rodada de antecedência, o Hiroshima será o representante do país-sede do Mundial. A equipe conquistou neste ano, pela primeira vez, a J. League, o campeonato japonês de futebol. Assim como Corinthians e Chelsea, será a primeira vez que os japoneses estarão no Mundial FIFA.

Nome completo: Sanfrecce Hiroshima
Técnico: Hajime Moriyasu
País: Japão
Como chegou ao Mundial: Representante do país-sede. Campeão do Campeonato Japonês.

Ulsan Hyundai FC

O Mundial de Clubes FIFA Japão 2012 será dos estreantes. Quatro das sete equipes participantes irão disputar o torneio pela primeira vez. Entre eles, o Ulsan Hyundai, campeão da Ásia, derrotando na final o Al Ahli, da Arábia Saudita.

Nome completo: Ulsan Hyundai FC
Técnico:  Kin Ho Kon
País: Coréia do Sul
Como chegou ao Mundial: Representante asiático, campeão da Liga dos Campeões da Ásia (AFC).

Imagens e informações: FIFA

Os favoritos

Não há como imaginar que alguma outra equipe, além de Chelsea e Corinthians, tenham chances de conquistar o Mundial da FIFA. Por isso, os ingleses e brasileiros são os grandes favoritos para a conquista do título em 2012, e devem fazer a final. Dos oito torneios já realizados pela FIFA, somente no ano 2000 e 2010 que a grande decisão não foi entre sul-americanos contra europeus. Em 2000, a final foi brasileira entre Corinthians e Vasco, vencida pelos paulistas; e em 2010, o Internacional, de Porto Alegre, decepcionou e foi eliminado na semifinal para o TP Mazembe. Os africanos chegaram a final contra a Internazionale (ITA), e foram derrotados pela equipe de Milão.

Taça FIFA, Mundial de Clubes da FIFA

(Créditos da Imagem: AFP)

O Corinthians vem para a competição corrigindo todos os erros que o Santos cometeu ano passado. A equipe de Neymar veio um tanto sem o mesmo ritmo que tinha conquistado a Libertadores e foram destroçados pelo Barcelona na final, ao serem derrotados por 4 a 0. O time do técnico Tite sabia que não deveria repetir tudo isso, e não deixou o time relaxar. O que deixa o torcedor do Corinthians confiante com a conquista é o elenco bem montado que o time tem, fora os destaques individuais, como Emerson, que marcou os dois gols na final da Libertadores. Além disso, a fiel torcida corintiana promete apoiar o time no Japão; o “Bando de Loucos” viaja à “terra do sol nascente” com o time para fazer uma grande festa rumo ao título.

Taça FIFA, Mundial de ClubesDo outro lado, o Chelsea não vem tão bem. A equipe de Londres surpreendeu a todos ao conquistar a Liga dos Campeões da Europa, mas, depois do título, perdeu seu principal jogador, Drogba, e entrou em um momento complicado. No Campeonato Inglês, o Chelsea perdeu a liderança, caiu na tabela e viu a dupla de Manchester passar na frente; na Champions League, dificuldade para passar as oitavas. O Mundial de Clubes, como se sabe, não é o grande objetivo dos europeus, mas a conquista dele este ano, ajudaria muito a equipe do bilionário Roman Abramovich; ele sim, quer muito o título mundial, para melhorar a imagem do time inglês internacionalmente. Além disso, será quase obrigação para o técnico espanhol Rafael Benítez a conquista da Copa do Mundo de Clubes.

O Chelsea conta com três jogadores brasileiros importantes no elenco. Ramires, Oscar e David Luiz estão entre os destaques do time londrino.

Tabela de jogos

A Copa do Mundo de Clubes FIFA Japão 2012 é disputada no sistema de mata-mata. As equipes foram divididas em chaves. A partida inaugural da competição acontece pela fase de play-off das quartas de final, com o campeão do país-sede contra o campeão da Oceania. Nas quartas-de-final, duas partidas: o campeão da Ásia versus o campeão da CONCACAF. No outro jogo, o vencedor do play-offs contra o campeão da África. Na semifinal, o representante europeu e sul-americano estreiam. Eles enfrentam os vencedores das quartas-de-final. As equipes que venceram suas partidas na semi, se enfrentam na final.

Veja os jogos, com as datas, horários e local.

Play-off para as quartas-de-final

06/12/2012 – 08h45 – Sanfrecce Hiroshima 1 x 0 Auckland City FC – Yokohama

Quartas-de-final

09/12/2012 – 05h00 – Ulsan Hyundai FC 1 x 3 Monterrey – Q1
09/12/2012 – 08h30  – Sanfrecce Hiroshima 1 x 2 Al Ahly – Q2

Disputa do 5 º Lugar

12/12/2012 – 05h30 – Ulsan Hyundai FC x Sanfrecce Hiroshima  – Toyota

Semifinal

12/12/2012 – 08h30 – Al Ahly 0 x 1 Corinthians – Toyota
13/12/2012 – 08h30 – Monterrey  1 x 3 Chelsea – Yokohama

Disputa do 3 º Lugar

16/12/2012 – 05h30 – Al Ahly 0 x 2 Monterrey – Yokohama

Final

16/12/2012 – 08h30 – Corinthians 1 x 0 Chelsea – Yokohama

Horário oficial de Brasília.

Com informações do FIFA.com.

Gostou do artigo? Quem vai ser o grande campeão do Mundial de Clubes da FIFA Japão 2012? Deixe sua opinião aqui no Mundo do Futebol!!!

Você pode gostar...

1 Resultado

  1. pedro luis disse:

    muito bom

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *