Vanderlei Luxemburgo x Jorge Pellicer
Logo após o empate em 1 a 1 entre Huachipato e Grêmio, na noite desta quinta-feira, em Talchuano, no Chile, uma pancadaria tomou conta do gramado do estádio CAP. A briga começou depois de um papo entre os treinadores Jorge Pellicer do Huachipato e Vanderlei Luxemburgo do Grêmio, alguns torcedores invadirão o campo e os policiais locais tiveram muito trabalho para acalmar os ânimos.
O treinador do Grêmio em entrevista coletiva após o jogo respondeu algumas perguntas sobre o episódio, perguntado se teria ofendido o treinador do Huachipato ele respondeu:
– Eu não disse nada de vacaciones para a equipe técnica deles (vacaciones em espanhol significa férias), eu morei quase 2 anos na Espanha e não seria tão ignorante ao ponto de ofender a equipe deles falando uma coisa dessas, o que aconteceu foi que o treinador deles chegou ao meu lado e disse: não está nervoso agora? Respondi: Não, tem dias que a gente reclama outros dias saímos felizes esse é o futebol, depois disso eu vi que o pessoal do Huachipato estava alterado e queria briga comigo, como hoje sou um cara experiente e mais calmo resolvi sair do tumulto e o que aconteceu depois eu já nem preciso falar mais nada, vocês todos acompanharam. Eu não queria saber de briga, estava feliz com o resultado e com a classificação, mas senti que o pessoal deles estava armando essa confusão comigo caso eles não se classificassem.
Já do outro lado jornais chilenos, jogadores, dirigentes e comissão técnica do Huachipato são unânimes: a confusão na versão deles foi provocada pelo técnico do Grêmio, Vanderlei Luxemburgo. Após o jogo, o técnico da equipe chilena fez duras críticas ao colega gremista:
– Eu acho que a conduta desse Senhor não condiz com o tamanho do clube que ele representa e nem com a história que ele tem no futebol. Ele foi irônico e tentou debochar de nós e do Huachipato, ele me disse que agora eu e todos poderíamos ir pegar nossas férias.
A verdade é que o único que pode ser prejudicado na Libertadores da América da edição de 2013 é o Grêmio, representantes do departamento jurídico do clube esperam pela súmula da partida que costuma chegar em dois dias após os jogos. A grande questão é que para a Conmebol o que está escrito na súmula vale muitas vezes mais do que as imagens, portanto novos capítulos dessa história estão por vir ai na frente.