Quais as chances do Santos no Campeonato Brasileiro 2012?

Esse é um artigo da série “Brasileirão 2012”.

Nos artigos dessa série vamos relacionar todos os clubes que irão disputar o Campeonato Brasileiro da Série A, falando um pouco da sua história, principais títulos, jogadores de destaque, posição no campeonato brasileiro 2011 e as suas chances na conquista do brasileirão 2012.

Certamente o campeonato brasileiro é o campeonato mais disputado do mundo. Enquanto em outros países temos, no início, sempre os mesmos candidatos, no Brasil sempre podemos indicar vários clubes de tradição que iniciam o campeonato pensando em conquistá-lo.

História do Santos

O Santos Futebol clube foi fundado em 1912, há exatos 100 anos e é certamente um dos maiores clubes do futebol mundial. Sua fundação deu-se em 14 de abril de 1912, domingo, por iniciativa de Raymundo Marques, Mário Ferraz de Campos e Argemiro de Souza Júnior, três esportistas da cidade, que convocaram uma assembléia, por volta das 14 horas, na sede do Clube Concórdia (localizado na Rua do Rosário – atual Avenida João Pessoa), para a criação de um time de futebol. Durante a reunião, foi discutido o nome para a agremiação, dentre as sugestões estavam: Concórdia, Euterpe e Brasil Atlético. Mas os participantes da reunião, por unanimidade, aceitaram a proposta de Edmundo Jorge Araújo: a denominação Santos Foot-ball Clube. O primeiro presidente do clube, eleito na reunião, foi Sizino Patuska (que tinha participado da fundação do Internacional e sido fundador do Americano).

O primeiro jogo-treino foi realizado no dia 23 de junho, contra um combinado chamado Thereza Team. O Alvinegro, até então tricolor, venceu por 2 a 1, com gols marcados por Anacleto Ferramenta da Silva e Geraule Moreira Ribeiro. O primeiro jogo oficial ocorreu apenas em 15 de setembro daquele ano. O Santos venceu na estréia o Santos Athletic Club por3 a 2. O primeiro gol oficial da história do clube foi marcado por Arnaldo Silveira. O primeiro título do clube santista foi em 1913, onde conquistou o Campeonato Santista e foi Bi-campeão em 1915. Em 1935 conquistou seu primeiro título importante, quando foi campeão Paulista, abrindo o caminho para uma história muito vitoriosa.

O Santos foi eleito pela FIFA o melhor clube das Américas do século XX. O principal responsável por esse feito foi Edson Arantes do Nascimento, mais conhecido como Pelé. É impossível falar da história do Santos sem falar de Pelé.

Em 1956, com apenas 16 anos, Pelé chegou ao Santos e rapidamente se tornou a principal estrela do time. Na década de 60, comandou a melhor equipe santista de todos os tempos, época em que conquistaram muitos títulos, dos quais os principais foram os dois títulos mundiais que o clube tem, em 1962 e 1963. No período de 10 anos, entre 1960 e 1969, o Santos conquistou nada menos que 22 títulos oficiais, um recorde entre times brasileiros.

Escudo

 

 

 

 

 

Créditos da Imagem: Santos para sempre

Uniforme

Os 3 uniformes que serão utilizados na temporada são:

Uniforme N° 1

Uniforme N° 2

Será lançado somente em Setembro

Uniforme N° 3

Santos na internet

Principais títulos

  • Mundial de Clubes – 2
  • Recopa Sul-americana – 1
  • Copa Conmebol – 1
  • Campeonato Paulista – 19 Títulos
  • Copa Libertadores – 3
  • Copa do Brasil – 1
  • Campeonato Brasileiro – 8 Títulos (levando em conta que a FIFA reconhece os títulos da Taça Roberto Gomes Pedrosa e Taça Brasil como títulos Brasileiros).

O Santos é o maior campeão nacional, ao lado do Palmeiras, com 8 títulos. São eles: 5 taças Brasil (1961-1965), 1 Torneio Roberto Gomes Pedrosa (1968) e 2 Campeonatos Brasileiros (2002 e 2004).

Principais destaques

O Santos começa a disputa do Campeonato Brasileiro 2012 com os seguintes jogadores como destaque:

  • Arouca: Um dos melhores volantes do futebol brasileiro é peça fundamental do time do Santos. Um jogador muito bom na marcação, tem muita qualidade e é excelente na saída de bola. Desde o ano passado joga em alto nível e deve fazer um grande campeonato brasileiro.
  • Ganso: Um maestro que despensa apresentações. Ano passado passou por um momento difícil, com muitas lesões que o fez deixar de disputar várias partidas. Porém desde que se recuperou, está jogando muita bola e está honrando muita bem a camisa 10 que um dia foi de Pelé. Ao lado de Neymar, forma uma das melhores duplas do futebol mundial.
  • Muricy Ramalho: O melhor treinador brasileiro dos últimos anos é um dos principais responsáveis pelo sucesso recente do Santos. Ano passado, quando chegou ao time da vila, pegou um time em meio a uma ‘’crise’’. Fez mudanças na defesa, compactou o time e em poucos meses no comando, já foi campeão Paulista e da Libertadores. É especialista em Campeonato Brasileiro, onde já foi campeão 4 vezes (3 pelo São Paulo e uma pelo Fluminense) e tem tudo para levar o Santos a fazer uma grande campanha no CB 2012.
  • Neymar: Um dos melhores jogadores do mundo e disparado o melhor em atividade no Brasil, deve marcar muitos gols no Campeonato Brasileiro e ajudar o Santos a ocupar sempre as primeiras colocações. Está vivendo uma fase fantástica e a cada temporada que passa, mostra que está sempre melhorando e evoluindo. Permanecer no Santos e recusar ofertas de grandes clubes da Europa foi, sem dúvidas, uma decisão acertada.

Classificação no Campeonato Brasileiro 2011

O Santos não levou a sério o Campeonato Brasileiro do ano passado. Jogou praticamente o primeiro turno inteiro com o time misto, já que dava prioridade a Copa Libertadores da América, torneio do qual foi campeão.

Após a libertadores, o time estava focado no Mundial Interclubes e no tão sonhado confronto contra o Barcelona e em muitas partidas poupou seus titulares. Mais uma vez, o Campeonato Brasileiro ficou em segundo plano. Isso pode explicar a fraca campanha do clube santista no CB de 2011, quando terminou apenas na 10ª colocação, com 53 pontos.

Quais as chances do Santos no Campeonato Brasileiro 2012

O Santos tem um elenco de luxo e um dos melhores treinadores do Brasil. Sem falar de estrelas, como Neymar e PH Ganso. Isso o coloca, em tese, entre os grandes favoritos ao título do Campeonato Brasileiro2012. A grande dúvida é se o time irá disputar o brasileirão para ser campeão ou se fará igual no ano passado, em que deu prioridade na Libertadores como dito anteriormente. Se for jogar para ser campeão, tem tudo para fazer uma grande campanha e será o principal favorito ao título.

E você? Acha que Santos conseguirá conciliar Libertadores e Campeonato Brasileiro ou dará prioridade a principal competição interclubes da América? Deixe sua opinião nos comentários!

 

Você pode gostar...

1 Resultado

  1. Acredito que o Santos não podem abdicar de nenhuma das competições. No ano passado quando usava a plataforma Blogger Gustavo, cheguei a criticar o Santos no meu blog. É o título foi: Santos desprezou o Brasileirão. Achei errado isso e sempre acharei!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *