10 Curiosidades sobre o futebol

10 Curiosidades sobre o futebol

1. Maior artilheiro de todos os tempos

Artilheiro Arthur Friedenreich

Artilheiro Arthur Friedenreich

Ao contrário do que muitos pensam, não foi Pelé o maior artilheiro de todos os tempos, mas ele é brasileiro! Arthur Friedenreich com 1.329 gols está a frente de Pelé que fez 1.283 gols na carreira o que não lhe tira o título de melhor jogador de todos os tempos.

Arthur tinha o apelido de “El Tigre” ou “Fried”, quando o futebol ainda era amador (até 1933) ele foi uns dos primeiros craques que surgiram. El Tigre era filho de um alemão e uma brasileira, Arthur Friedenreich nasceu em São Paulo poucos anos depois de Charles Miller chegar ao Brasil trazendo o futebol como uma novidade para nós brasileiros, em 1894.

 2. Jogador mais alto do mundo

Jogador mais alto do mundo - Kristof Van Hout

Jogador mais alto do mundo – Kristof Van Hout

O jogador mais alto do mundo é Kristof Van Hout com 2,08m

3. O jogador de futebol mais baixo do mundo

Jogador mais baixo do mundo Jafal Rashed Al Kuwari
Jogador mais baixo do mundo Jafal Rashed Al Kuwari

Jafal Rashed Al Kuwari de 38 anos do Sadd Sports Club é o mais baixo jogador de futebol com apenas 1,55m

4. De onde veio o popular grito de “Olé”?

Mundo do Futebol - A Origem do grito de Olé

Mundo do Futebol – A Origem do grito de Olé

O OoooOOOoooolé! gritado pela maioria das torcidas, principalmente sul-americanas.

A expressão Olé teve origem no México, incentivada pelas touradas espanholas que quando o toureiro se esquiva do touro a platéia grita Olé. Nos estádios de futebol essa expressão surgiu pela primeira vez com o time do Botafogo, na oportunidade (década de 50) os cariocas jogavam contra o América do México, no México. O Botafogo era um time de muita qualidade e não demorou muito para irritar seu adversário devido a grande diferença técnica entre as equipes, os adversário por sua vez resolveram apelar para a ignorância com entradas mais duras. O time botafoguense então com Garrinha e cia, para fugir das seguidas faltas e entradas desleais, começou a dar tapinhas na bola e rapidamente colocou o América do México na roda, neste momento a torcida foi ao delírio e gritou “olé” pela primeira vez em um jogo dando origem ao grito tão conhecido e usado nos jogos até hoje.

5. O maior e o menor público do campeonato brasileiro – Brasileirão

menor-publico-de-todos-brasileirao

O menor público registrado até aqui em campeonatos brasileiros foi no Rio Grande do Sul, em 1997 o Juventude recebeu a Portuguesa e vergonhosamente apenas 55 torcedores compareceram ao jogo que ocorreu no estádio Olímpico.

O maior público registrado em jogos do brasileirão foi em 1983 em uma final de campeonato entre Flamengo e Santos, foram 155.523 no estádio para assistir a grande final, disputada no Maracanã, se tornando até aqui  o maior público do campeonato nacional. O Flamengo venceu a partida por 3 x 0 deixando o placar agregado em 4 x 2 pois o Santos havia vencido o primeiro jogo em casa por 2 x 1.

Em pé da esquerda para direita: Raul, Leandro, Figueiredo, Marinho, Vitor e Junior. Agachados da esquerda para direita: Helder, Adílio, Baltazar, Zico, Júlio Cesar e Barbosa.

Em pé da esquerda para direita: Raul, Leandro, Figueiredo, Marinho, Vitor e Junior.
Agachados da esquerda para direita: Helder, Adílio, Baltazar, Zico, Júlio Cesar e Barbosa.

6. A primeira partida da seleção brasileira foi contra a Argentina

Primeira partida da seleção brasileira de futebol

Primeira partida da seleção brasileira de futebol

A rivalidade entre Brasil e Argentina não é de hoje. Há muito tempo no ano de 1914 em Buenos Aires, na Argentina aconteceu o primeiro jogo disputado entre as duas seleções e infelizmente não foi um bom resultado para nós brasileiros, o jogo foi vencido pela Argentina por 3 a 0. É bem verdade que depois disso o Brasil já se mostrou muito superior conquistando títulos e revelando craques para o futebol mundial.

7. Transação mais cara do futebol mundial

Cristiano Ronaldo Real Madrid - Tranferencia mais cara do futebol mundial

Cristiano Ronaldo – Tranferência mais cara do futebol mundial

Em 2009 Cristiano Ronaldo foi vendido pelo Manchester United para o Real Madrid, ele chegou para se juntar ao galáticos, para isso o clube merengue teve que desembolsar nada menos do que 94 milhões de euros.

Cristiano tem respondido a altura o valor investido pelo Real Madrid, vem empilhando gols em praticamente todas as partidas que disputa, sua média de gols é superior a 1 gol por jogo.
Antes de se transferir para o Real, o craque português já tinha no currículo uma Champions League e 3 campeonato ingleses.

8. O Gol mais rápido do mundo

O gol mais rápido do mundo foi marcado por Vital Filho atacante do time do Paysandu em 4 de junho de 1997 no goleiro Vágner do Santa Rosa, o gol aconteceu em apenas 04 segundos de jogo superando a então marca do Argentino Carlos S. que fez um gols aos 05 segundos.

Assista o vídeo do gol mais rápido do mundo:

9. Os 10 gols perdidos mais incríveis do mundo

Assista o vídeo com os gols mais perdidos que merecem um lugar no inacreditável futebol clube:

10. A defesa de goleiro mais difícil do mundo

Assista o vídeo da defesa mais difícil do mundo, foram duas defesas no mesmo ataque:

A defesa acima pode ter sido a mais difícil, mas o Higuita nos proporcionou a defesa mais espetacular, conhecida como a defesa do escorpião, assista no vídeo abaixo:

Confira a tabela atualizada do brasileirão.

Bruno de Araújo

Administrador do Mundo do Futebol, Blogger, Amante de futebol.

You may also like...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>