Corinthians ou Santos: qual será o brasileiro que vai para a final da Libertadores 2012?

Os torcedores de Corinthians e Santos estão na expectativa para o jogo desta quarta-feira (20 de junho) no Estádio Paulo Machado de Carvalho, o Pacaembu. Esta será a partida de volta e decisiva das semifinais da Copa Libertadores de América 2012. O Corinthians está com a vantagem, graças à gol de Emerson, que deu a vitória por 1 a 0 ao time corintiano no primeiro jogo. O primeiro jogo, alias, foi polêmico, muito movimentado, e, por isso, e muito mais que o jogo desta quarta promete ser um jogão. Quem será o representante brasileiro na final da Libertadores?

Pelo lado corintiano, este está sendo considerado o jogo mais importante da história do clube, e para o Santos, a busca pelo Tetracampeonato da Libertadores, e se tornar o brasileiro mais vezes campeão do torneio.  A seguir, você verá um especial sobre o clássico de alvinegros, para adiantar o que pode acontecer no Pacaembu.

Santos, Neymar, Corinthians, Copa Libertadores

Na partida de ida, Neymar pouco fez, e é a esperança santista para a vitória. Mas, a equipe com melhor defesa e invicta na competição, o Corinthians, está confiante. (Créditos da Imagem: Ricardo Matsukawa / Portal Terra)

O jogo de ida

Dia 13 de junho de 2012, quarta-feira, foi disputado no Estádio Urbano Caldeira, a Vila Belmiro, a partida de ida das semifinais da Taça Libertadores. Apesar de serem duas grandes equipes, o Santos era favorito sobre o Corinthians. Com Neymar apagado, o time do Corinthians se saiu melhor sobre o badalado time da Vila. Emerson, aos 28′ da primeira etapa, pegou uma bola na esquerda, já livre na área, e, com um bonito chute, pôs a bola no ângulo do goleiro Rafael.

Estamos nas redes sociais. Siga o Mundo do Futebol:

O jogo, apitado por Marcelo de Lima Henrique, foi bastante pegado, e com um Santos com mais posse de bola e jogando melhor. Para ajudar ainda mais os donos da casa, Emerson foi expulso, deixando o Corinthians com um a menos. Após isso, houve queda de energia na Vila, sendo que, muito dizem que o apagão foi proposital. O jogo ficou parado por quase 20 minutos. Quando voltou, o resultado nada mudou: 1 a 0 Corinthians e vantagem dos visitantes para o jogo de volta!

A voz do gol

Todo fanático por futebol, também deve gostar muito de acompanhar a emoção do futebol no rádio; ouça no vídeo abaixo, o gol de Emerson na partida de ida da semifinal da Taça Libertadores, na voz do “Pai do Gol”, José Silvério (Rádio Bandeirantes/SP).

Veja os gols e os detalhes das partidas de ida da semifinal da Libertadores, neste link.

Quem pode decidir

No primeiro jogo, Neymar foi criticado por não ter feito a diferença na partida. O craque do moicano pouco pôde fazer para evitar a derrota em casa. O principal motivo apontado pelo jogo ruim é o cansaço do jogador, que, sem dúvida alguma, poderá decidir o jogo de volta no Pacaembu. Neymar é a grande aposta dos torcedores, que sabem que se ele não jogar bem, o time todo não joga. Agora, imaginem: Neymar descansado e Paulo Henrique Ganso (que no primeiro jogo tentou, mas também não conseguiu brilhar) numa noite inspirada! Se esses dois craques tiverem num bom dia, que se cuide o Corinthians!

A grande força do time do Corinthians nessa Copa Libertadores de América é o próprio elenco, junto com o técnico Tite, que, até agora, vem fazendo uma competição impecável. A equipe está invicta na competição e é a que menos sofreu gols. Para o jogo de volta, o time irá tentar de todas as formas evitar a vitória do Santos, assim como o jogo de ida. Na Vila, o destaque maior do jogo, além do autor do gol, Emerson (que não joga por suspensão) foi o goleirão Cássio, que fez grandes defesas na partida.

Corinthians, Libertadores 2012, comemoração

(Créditos da Imagem: Ricardo Matsukawa/ Portal Terra)

Retrospecto

Corinthians vs. Santos se encontram pela primeira vez numa Copa Libertadores. Esse confronto histórico, que já tiveram grandes partidas e decidiram outros campeonato, teve o Corinthians começando com vantagem nesse primeiro jogo da história entre as equipes na competição sul-americana (ou seja, o confronto, em Libertadores, tem 1 jogo e uma vitória do Corinthians). No geral, o Timão também leva vantagem. Foram 303 jogos na história; 124 vitórias corintianas e 96 santistas. Houveram 83 empates. 556 gols marcados pelo Corinthians e 471 pelo Santos. Para alegria dos corintianos, a equipe também leva vantagem em partidas realizadas no Pacaembu; em 92 confrontos, o Corinthians venceu 35 vezes (marcando 144 gols e sofrendo 130), o Santos venceu 28 jogos. Houveram 29 empates.

Grandes jogos

O clássico de 99 anos tem muita história. Os torcedores desses dois times com certeza tem algum jogo entre as duas equipes que continua na memória. Tanto na época de Pelé, Rivelino, Robinho ou Tevez. Destacamos duas grandes partidas entre Corinthians e Santos.

Em 2002, Corinthians e Santos fizeram a decisão do último campeonato brasileiro antes da “era dos pontos corridos”. Num Morumbi lotado, os “Meninos da Vila” entraram para enfrentar um Corinthians em busca de um resultado difícil. O jogo foi disputado em 15/12/2002 e teve o Santos, de Robinho, Diego e Elano, campeão, após vitória por 3 a 2 (o time do técnico Leão havia vencido o jogo de ida por 2 a 0). O jogo está marcado pelas oito pedaladas de Robinho sobre Rogério, que cometeu o pênalti. Além do camisa 7 santista, Fábio Costa fez também um fantástica partida.

Em 06 de Novembro de 2005 aconteceu, no Pacaembu, o jogo que está marcado pela torcida corintiana como o “Eterno 7 x 1”. No dia, o Corinthians massacrou o rival, com um show do argentino Tevez, que marcou três na partida. No mesmo ano, o time do Parque São Jorge conquistou o Campeonato Brasileiro. A goleada por 7 a 1 teve gol logo no primeiro minuto. Menos de 10 minutos depois, o Santos empatou, mas não conseguiu segurar o Corinthians, que fez 3 a 1 no primeiro tempo e fechou o placar com mais quatro gols no segundo.

Detalhes dos times

Para o jogo no Pacaembu, os dois técnicos fazem suspense sobre qual equipe levar a campo logo mais. Apesar disso, não deve haver muitas mudanças nos dois times. Veja abaixo as prováveis (repetindo: prováveis) escalações das equipes:

Sport Club Corinthians Paulista:

Gol: 24) Cássio
Defesa: 2) Alessandro, 3) Chicão, 4) Leandro Castán e 6) Fábio Santos;
Meio: 5) Ralf, 8) Paulinho, 20) Danilo e 12) Alex;
Ataque: 7) Willian e 23) Jorge Henrique (Willian entra no lugar de suspenso Emerson).
Técnico: Tite

Santos Futebol Clube:

Gol: 1) Rafael,
Defesa: 7) Henrique, 2) Edu Dracena, 6) Durval e 16) Juan;
Meio: 15) Adriano, 5) Arouca e 10) Ganso;
Ataque: 19) Alan Kardec, 11) Neymar e 9) Borges.
Técnico: Muricy Ramalho.

Detalhes da partida

O jogo será disputado no Pacaembu, em São Paulo/SP. Para o jogo, a polícia militar promete fazer uma grande operação para que não haja nenhum tipo de confusão na noite.  Foram vendidos todos os 35500 ingressos disponíveis.

Os torcedores que não irão ao Pacaembu terão a opção de acompanhar o jogo pela Televisão, por duas emissoras. A Rede Globo transmitirá o jogo, na voz de Cléber Machado, para todo o Brasil (menos Grande Curitiba/PR, que acompanham, via RPC, o jogo entre Coritiba e São Paulo, pela Copa do Brasil) e Fox Sports, para todo o Brasil, na TV fechada.

Corinthians x Santos

Local: Estádio Paulo Machado de Carvalho (Pacaembu), São Paulo/SP.
Data: 20 de junho de 2012. Horário de início da partida: 21h50 (horário de Brasilia).

Leandro Pedro Vuaden apita a partida. O bom árbitro gaúcho faz parte do quadro de árbitros da FIFA desde 2008. Leandro terá como assistentes Altemir Hausmann (FIFA – RS) e Alessandro Rocha (FIFA – BA).

Transmissão de TV: Fox Sports e Rede Globo (menos Curitiba).

A situação das equipes no jogo

No Brasileirão, as duas equipes ocupam a zona de rebaixamento, mas na Libertadores, as duas são favoritas para a conquista da competição. O Corinthians leva a vantagem para chegar a final, pois venceu a ida pelo placar de 1 a 0. Para avançar, o Corinthians, além de vencer por qualquer resultado, terá a vantagem do empate. Já o Santos terá de vencer de qualquer jeito. Se o time de Neymar vencer por 1 a 0, a partida irá para os pênaltis; se o Santos vencer por 1 gol de diferença e o Corinthians marcando (2 x 1, 3 x 2, 4 x 3…) , é o time da Vila que avança.

Quem avançar, pega o vencedor de Boca Juniors vs. Universidad de Chile. No primeiro jogo, os argentinos venceram por  2 a 0, e estão bem próximos da decisão.

Pronto, agora você já sabe tudo do jogão de logo mais, agora é esperar o início do confronto, e torcer muito (independente do time que torça, tanto para secar ou torcer por uma das equipes).

E então, quem será a equipe que estará na chamada da TV Globo sendo anunciada como “É o Brasil na final da Libertadores”? Ou melhor, quem será o representante brasileiro no maior torneio entre clubes da América: Corinthians ou Santos? Comente!

Com informações do Futpédia, GloboEsporte.com, Blog Memória E. C. (parte do portal GloboEsporte.com) e Portal Terra.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *