Grandes jogos: Santos e Peñarol decidiram a Libertadores de 1962

Aproveitando a final da Copa Libertadores de América 2011 entre Peñarol x Santos, o Mundo do Futebol irá voltar a quase 49 anos atrás, para mostrar que as mesmas equipes que começam a decidir a Libertadores 2011, a partir desta quarta-feira, já decidiram uma edição de Copa Libertadores de América. E foi em 1962, e naquela edição, o grande time que tinha Pelé, conquistou seu primeiro título continental da história do clube.

Veja também
É hoje: Penarol e Santos se enfrentarão na Final da Taça Libertadores da América

Naquele ano, as equipes fizeram 3 jogos para decidir o título da Copa Libertadores. O Santos venceu o 1° jogo, que foi no Uruguai; o Peñarol venceu o 2°, no Brasil, obrigando uma 3ª partida, essa partida extra vencida pelo Santos, em jogo num campo neutro (Argentina), e o Santos conquistou seu primeiro título da Copa Libertadores.

Santos,campeão,poster

Equipe campeã da Libertadores de 1962, o Santos, que pouco depois viria ser campeão Mundial do mesmo ano. (Imagem retirada do Blog http://melhoresdoesporte.blogspot.com/)

Peñarol e Santos começaram a decidir a Libertadores de 1962 no sábado, dia 28 de julho de 1962. Assim como a partida desta quarta-feira, a primeira partida foi no Uruguai, no estádio Centenário, em Montevidéu. Na partida de ida, com dois de Coutinho, o Santos venceu o jogo por 2a1. Spencer descontou para os uruguaios.
A partida contou com um público de aproximadamente 55 mil pessoas. O jogo contou com a arbitragem de Carlos Robles, do Chile.

A partida de volta ocorreu em 2 de Agosto de 1962, na Vila Belmiro, em São Paulo, no Brasil, no estádio haviam aproximadamente 33 mil pessoas. A partida foi vencida pelo Peñarol, por 3a2, após uma confusão em campo, e várias polêmicas. O jogo foi numa quinta-feira. O Chileno Carlos Robles foi novamente o árbitro da partida. Dorval e Mengálvio marcaram os dois gols do Santos. Sasía e 2 de Spencer garantiram a vitória do Peñarol, obrigando uma terceira partida.

Na 3ª e decisiva partida, o Santos, com Coutinho, Pelé e Pepe, lendário trio do Santos, conquistaram o primeiro título de Taça Libertadores do Santos, e o primeiro para o futebol brasileiro. A partida foi na Argentina (campo neutro) no estádio Monumental de Núñez, com quase 60 mil pessoas para acompanhar esta grande final.
Nessa final, o Santos conseguiu fazer uma partida melhor que as outras, garantindo um resultado de 3a0. Os gols foram marcados por Caetano (gol contra, aos 11′ da primeira etapa); e dois gols do rei Pelé (aos 3′ e aos 44′ do segundo tempo). O jogo foi apitado pelo holandês Leopold Horn. As equipes jogaram com os seguintes jogadores:
Santos: Gilmar; Lima, Mauro e Dalmo; Calvet e Zito; Dorval, Mengálvio, Coutinho, Pelé e Pepe. Técnico: Lula.
Peñarol-URU: Maidana, Juan Lezcano, Cano e González; Caetano e Matosas; Néstor Gonçalvez, Pedro Rocha, Sasía, Spencer e Joya. Técnico: Béla Guttmann.

O Santos conquistou nesse ano sua primeira Taça Libertadores. Ao todo, foram 2; essa de 1962, e a equipe conquistou o bicampeonato em 1963. Em 1962, o Santos (representante sul-americano, como campeão da Libertadores) disputou a Taça Intercontinental (Mundial de Clubes). A equipe também foi campeã deste torneio, batendo o Benfica, de Portugal.

Sempre lembrando que o Campeão da Copa Libertadores de 2011 irá disputar o Mundial de Clubes da FIFA, que será realizado no fim do ano, de volta ao Japão. O Barcelona (campeão europeu) já garantiu vaga para a competição, e é o favoritos para a conquista da taça.

A seguir veja algumas imagens da final da Taça Libertadores de 1962, vencida pelo Santos. Exibido no programa ‘Redação SPORTV’, pelo canal fechado de esportes SPORTV:

Veja, nesse mesmo programa, capas de jornais que falavam sobre esta grande final da época, envolvendo Santos e Peñarol.

Com informações do Wikipédia.

Comente!!!!!!!

You may also like...

1 Response

  1. Muito legal este artigo,! nunca devemos esquecer o passado do futebol brasileiro. Ainda mais no tempo de Pelé.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>