O calendário 2013 do futebol brasileiro

A partir de 2013, o Brasil se tornará o centro das atrações do futebol. Neste ano, o país entrará nos últimos detalhes para a Copa do Mundo Fifa 2014. E, para testar se tudo vai dar certo no Mundial, em 2013 teremos a Copa das Confederações. Junto à isso, teremos, no novo ano, mudanças importantes no calendário, a volta da Copa do Nordeste e novo regulamento da Copa do Brasil.

E haja futebol! A volta de férias das equipes, com o início da pré-temporada, é já no dia 2 de janeiro de 2013 (ou seja, os jogadores terão pouco tempo para comemorar a passagem do ano novo). O primeiro campeonato que agitará o futebol brasileiro será a disputa dos estaduais, que irão começar em 20 de janeiro e terminarão em Maio. O torcedor nordestino terá de volta a disputa da Copa do Nordeste, que começará também em 20 de janeiro. A Copa do Brasil, que terá grandes mudanças em relação as últimas temporadas, irá começar em abril e terminar em novembro.

Brasil, campeão Copa das Confederações 2009, troféu, Lúcio

Campeão em 2009, agora será a vez do Brasil sediar a Copa das Confederações em 2013. (Créditos da Imagem: Reinaldo Marques/Portal Terra)

Durante a Copa das Confederações Fifa Brasil 2013, não haverá disputa de torneios oficiais no país. O evento-teste da Fifa com o país sede do Mundial será realizado entre 15  à 30 de junho.

O que não vai faltar é futebol! Veja abaixo, os detalhes das datas das competições oficiais, em que a CBF, Conmebol e Fifa (envolvendo brasileiros) realizam.

Início da Pré-temporada (volta das férias e preparação para a temporada):

Serão 17 dias, que vai de 02  à 18 de janeiro.

Campeonatos Estaduais

Vinte e três datas  serão reservadas aos longos estaduais. Muitos são contra os estaduais, outros são a favor torneios mais curtos, mesmo assim, teremos os torneios iniciados em 20 de janeiro até 19 de maio.

Copa do Nordeste

O popular “Nordestão” está de volta. Disputada pela última vez em 2010, a competição que traz as principais equipes do Nordeste brasileiro. Serão 16 equipes, que serão divididas em quatro grupos. A competição terá 12 datas reservadas, que vão de 20 de janeiro à 17 de março.

Copa Libertadores da América

O mais importante torneio entre clubes da América do Sul terá início em 23 de janeiro. Com a Copa das Confederações, a competição será divididas em duas partes. A Libertadores terá sua parada em 22 de maio (na primeira parte, serão 15 datas). Após o final da Copa das Confederações, a competição volta em 03 de julho e terá sua grande final disputada em 24 de julho (serão quatro datas reservadas).

Copa do Brasil

Esta será uma das grandes novidades. A competição mais democrática do futebol brasileiro ficará ainda mais democrática. Em relação a última disputa, a Copa do Brasil terá mais equipes e mais uma fase (serão 7 fases). No início do torneio, vão ser 80 equipes, mais as 06 equipes brasileiras que disputaram a Copa Libertadores do mesmo ano; estas que irão entrar a partir da fase de oitavas.

Para entender melhor o regulamento: a competição continuará no sistema mata-mata; das 80 equipes que vão começar o torneio, restarão 10. Juntam-se a esses 10, as 6 que participaram da Copa Libertadores, totalizando 16. A partir daí, começam a fase de oitavas-de-final.

Antes da Copa das Confederações, serão 8 datas reservadas a Copa do Brasil. A competição terá início em 03 de abril e vai parar em 22 de maio. A volta será em 03 de julho, e terá sua final disputada em 27 de Novembro; serão 12 datas.

Copa do Brasil de Futebol Feminino

Como todos nós sabemos, falta investimento da confederação em futebol feminino. A Copa do Brasil é o principal evento que a CBF organiza para mulheres. A competição terá início em 26 de janeiro e sua final será em 06 de abril (serão 10 datas).

Amistosos da Seleção Brasileira

As chamadas “Data-Fifa”. A seleção brasileira irá entrar em campo (com exceção da Copa das Confederações) por 15 vezes, na disputa de amistosos (sendo que dois desses amistosos serão pela disputa do Superclássico das Américas).

As datas provavelmente serão:
6 de fevereiro; 22 e 26 de março; 4, 7 e 11 de junho (últimos antes da Copa das Confederações). 14 de agosto; 6 e 10 de setembro. Nas datas de 18 de setembro e 2 de outubro haverá a disputa do Superclássico das Américas. E, por fim, a seleção terá amistosos em 11 e 15 de outubro; e 15 e 19 de Novembro. Lembrando que adversários e datas corretas dos jogos ainda serão divulgados pela CBF.

Copa das Confederações Fifa Brasil 2013

futebol brasileiro 2013

Em 2013, teremos a Copa das Confederações como maior destaque. (Imagem: Reprodução).

Será o momento em que os brasileiros já entrarão no clima do Mundial, a ser realizado em 2014. A Copa das Confederações será um evento-teste da FIFA para saber como está o país que sediará a Copa do Mundo. A competição contará com a presença de 8 seleções. O Brasil (país sede), a Espanha (campeã mundial), Japão (campeão asiático), México (campeão da América Central, Norte e Caribe), Uruguai (representante sul-americano), Itália (representante europeu), Taiti (campeão da Oceania) e um representante africano, a definir.

Não haverá disputa de torneios oficiais no país enquanto acontecer a Copa das Confederações. Todas os torneios terão uma pausa, e voltarão ao fim da competição da Fifa. Serão 16 datas, que começará em 15 de junho e terá sua final disputada em 30 de junho. A abertura será no Estádio Nacional de Brasília, e a final no Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro.

Belo Horizonte, Brasília, Rio de Janeiro e Fortaleza estão confirmadas como palcos da competição. Recife e Salvador ainda serão confirmadas, de acordo com o andamento das obras.

Campeonatos Brasileiro Séries A, B, C e D

O maior torneio entre clubes do futebol nacional vai ter o seu início em Maio e vai até dezembro. Como haverá a Copa das Confederações, as competições irão parar por um mês e voltar em julho. As datas das quatro divisões do futebol nacional serão:

Campeonato Brasileiro Série A
Começa em 26 de maio, e terá cinco rodadas antes da Copa das Confederações (sua última rodada antes da parada será em 9 de junho). Retorna em 7 de julho e termina em 8 de dezembro (serão 33 rodadas, totalizando as 38).

Campeonato Brasileiro Série B
As seis primeiras rodadas serão disputadas entre 25 de maio à 11 de junho. No retorno, serão 32 datas, de 7 de julho até 30 de novembro.

Campeonato Brasileiro Séries C e D
As competições terão  rodadas em 2 de junho e 9 de junho. A volta da disputa será em 7 de julho. Na Terceira Divisão, a última rodada está marcada para 24 de novembro, já na quarta, será em 20 de outubro.

Copa Sul-Americana

A primeira fase do segundo maior torneio entre clubes da Conmebol será disputada nas datas de 14 e 28 de agosto. A competição retorna em 23 de outubro e terá sua final disputa em 11 de dezembro. Serão, no total, 10 datas.

Mundial de Clubes da FIFA Marrocos 2013

E para fechar este “super-ano” (ufa!) tem a disputa do Mundial de Clubes, que não será mais disputada no Japão. A competição será sediada por Marrocos (assim como a de 2014). Realizada pela Fifa, o torneio reúne os campeões de cada continente (incluindo o da Copa Libertadores e UEFA Champions League).

A competição terá início em 11 de dezembro de 2013 (equipes da América do Sul e Europa entram na competição a partir da semifinal). A decisão será em 21 de dezembro.

Férias

Está marcada para o início das férias do futebol brasileiro pela CBF a partir do dia 9 de dezembro. O retorno para a pré-temporada se dará em 8 de janeiro de 2014.

Então, para resumir tudo que acontecerá no ano, veja o que cada mês terá:

Janeiro: Volta das férias e início da pré-temporada. Começo da temporada, com a disputa dos Estaduais, Copa do Nordeste e Copa Libertadores (com sua fase pré), além da Copa do Brasil de futebol feminino.
Fevereiro e Março: Terá amistosos da seleção brasileiro. A Copa do Nordeste terá fim em Março.
Abril: Início da Copa do Brasil. Na disputa feminina, a decisão será neste mês.
Maio: Fim dos Estaduais e pausa na Libertadores e Copa do Brasil. Início dos Campeonatos Brasileiro da Primeira e Segunda Divisão.
Junho: Mais amistosos da seleção, início dos Brasileirões C e D. Pausa em todos os campeonatos, para o início da disputa da Copa das Confederações Fifa Brasil 2013. Decisão do torneio também será neste mês.
Julho: Volta das competições e final da Copa Libertadores.
Agosto, Setembro e Outubro: Amistosos da Seleção e início da Copa Sul-Americana em agosto; competição pausa por dois meses e retorna em outubro. Em outubro, final da quarta divisão do Brasileiro.
Novembro: Final da Copa do Brasil, últimos amistosos da seleção no ano e últimas rodadas da Série B do Campeonato Brasileiro.
Dezembro: Final do Campeonato Brasileiro Série A e disputa do Mundial de Clubes da FIFA. Início das férias no calendário do futebol brasileiro, para retorno em janeiro de 2014.

Com informações do GloboEsporte.com e CBF.com.br.

Para maiores informações acesse os seguintes endereços no site da CBF:

Então, que venha 2013, e vamos esperar para ver como o nosso país se sairá recebendo o público para a Copa das Confederações!

You may also like...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>