Confira como ficaram os grupos da Copa Libertadores 2013

Na manhã desta sexta-feira (21), a Confederação Sul-Americana de Futebol realizou, em sua sede, no Paraguai, o sorteio de grupos da edição de número 54 da Copa Libertadores da América. Em 2013, seis brasileiros estarão na disputa; São Paulo e Grêmio terão de passar pela primeira fase da competição (a fase ‘pré’) para tentar chegar a fase de grupos. Os outros brasileiros são Fluminense (campeão brasileiro), Atlético-MG, Palmeiras e o atual campeão, Corinthians.

A Copa Libertadores da América 2013 terá início em 23 de janeiro, com a primeira fase. A final da competição está marcada para o dia 24 de julho. Ao fim das quartas-de-final, a Libertadores irá dar uma pausa para a disputa da Copa das Confederações Brasil 2013.

 

Logo, Copa Bridgestone Libertadores 2013

(Divulgação)

Além do sorteio, a Conmebol divulgou duas importantes novidades para a edição 2013 do principal torneio entre clubes da América do Sul. A partir do ano que vem, haverá a suspensão automática para o jogador que levar três cartões amarelos (até a edição passada, o jogador não era suspenso por levar cartão amarelo, e sim, pagava multa de 100 dólares; multa que iria acumulando caso o jogador levasse novamente três amarelos).

A outra novidade é em relação ao número de inscritos no torneio. As equipes que já estão garantidas na fase de grupos terão de inscrever os 30 jogadores, enquanto que, as equipes que tiverem de passar pela ‘pré-Libertadores’, poderão inscrever 25 jogadores, e acrescentar mais 5, se passar. Depois da fase de grupos, as equipes que avançarem a fase mata-mata do torneio poderão fazer três mudanças em relação a sua lista na segunda fase (a de grupos).

Copa Libertadores 2013 – Os grupos

Corinthians e Fluminense foram um dos cabeças de chave do sorteio. O campeão brasileiro está no Grupo 8, que terá o Caracas (VEN) e Huachipato (CHI). O grupo poderá ter mais um brasileiro; o Grêmio, que passará pela primeira fase, contra a LDU (EQU). Quem sair deste confronto, vai para o grupo do Flu. Se o Grêmio passar, a equipe gremista e a carioca são os grandes favoritos, sem chances para surpresas.

Já o atual campeão da Libertadores e Mundial, o Corinthians, sabe todos seus adversários na competição. San José (BOL), Millonarios (COL) e Tijuana (MEX); também não deve acontecer surpresas, e é um grupo considerado fácil para o time brasileiro.

Corinthians, campeão, taça, Copa Libertadores 2012

O Corinthians é o atual campeão da Libertadores. (Créditos da Imagem: Léo Pinheiro/Portal Terra)

O campeão da Copa do Brasil, o Palmeiras, vai disputar a Libertadores 2013 no Grupo 2, contra Sporting Cristal (PER) e Libertad (PAR). Faltando ainda definir mais um nome, que sairá do confronto Tigre (ARG) x Deportivo Anzoátegui (VEZ). O Atlético-MG, vice-campeão brasileiro, pode enfrentar o São Paulo já na fase de grupos. O time mineiro está no Grupo 3, que tem Arsenal (ARG) e The Strongest (BOL). O Tricolor do Morumbi está na pré-Libertadores, e, para chegar a fase de grupos, terá de passar pelo Bolívar (BOL).

De resto, os comentaristas apontam o grupo 1 como o da ‘morte’, que tem Boca Juniors, Barcelona de Guayaquil (EQU), Nacional (URU) e Toluca (MEX). Mas a equipe do Boca deve avançar, já que terá o retorno do técnico Carlos Bianchi, com a promessa de voltar aos velhos tempos de títulos.

Veja como ficaram os grupos

Primeira fase (fase pré-Libertadores):

Tigre (ARG) x Deportivo Anzoátegui (VEZ)
São Paulo x Bolívar (BOL)
Deportes Iquique (CHI) x León (MEX)
Tolima (COL) x Universidad Cesar Vallejo (PER)
Olímpia (PAR) x Defensor (URU)
Grêmio x LDU Quito (EQU)

Grupos

Grupo 1

Barcelona de Guayaquil (EQU)
Nacional (URU)
Boca Juniors (ARG)
Toluca (MEX)

Grupo 2

Sporting Cristal (PER)
Libertad (PAR)
Palmeiras
Ganhador de Tigre (ARG) x Deportivo Anzoátegui (VEZ)

Grupo 3

Arsenal (ARG)
The Strongest (BOL)
Atlético-MG
Ganhador de São Paulo x Bolívar (BOL)

Grupo 4

Vélez Sarsfield(ARG)
Peñarol (URU)
Emelec (EQU)
Ganhador de Deportes Iquique (CHI) x León (MEX)

Grupo 5

Corinthians
San José (BOL)
Millonarios (COL)
Tijuana (MEX)

Grupo 6

Independiente Santa Fe (COL)
Cerro Porteño (PAR)
Real Garcilaso (PER)
Ganhador de Tolima (COL) x Universidad Cesar Vallejo (PER)

Grupo 7

Deportivo Lara (VEN)
Universidad de Chile (CHI)
Newell’s Old Boys (ARG)
Ganhador de Olímpia (PAR) x Defensor (URU)

Grupo 8

Fluminense
Caracas (VEN)
Huachipato (CHI)
Ganhador de Grêmio x LDU Quito (EQU)

Não foi definido ainda as datas e horários dos jogos, mas já podemos saber em qual semana acontecerão as fases do torneio:

Primeira fase: 23 e 30 de Janeiro
Segunda fase: 6 de fevereiro a 17 de Abril.
Oitavas-de-final: 24 de abril e 08 de maio
Quartas-de-final: 15 e 22 de Maio
(Pausa para a Copa das Confederações)
Semifinal: 3 e 10 de julho
Finais: 17 e 24 de Julho

As datas podem sofrer alterações.

Entre a longa cerimônia realizada pela Conmebol, foram definidas alguns outros detalhes da competição. Foi divulgada a nova bola do torneio: a Maxim HI-VIS Nike, que segue o mesmo modelo utilizado pela empresa norte-americana para as bolas em que ela patrocina, como a Premier League, a Serie A italiana e o Espanhol. A bola é branca e com detalhes em laranja e preto.

Bola, Copa Bridgestone Libertadores 2013, Nike Maxim

A bola da Libertadores em 2013 (Divulgação)

Além disso, foi apresentado o novo title sponsor da competição. A marca japonesa de pneus Bridgestone pagou pelo naming rights do torneio e substituirá o banco espanhol Santander no nome da Libertadores. A partir de 2013 até 2017, a competição se chamará Copa Bridgestone Libertadores. Está será a terceira marca a dar nome a Libertadores. De 1997 a 2007, a Toyota foi a primeira. E, de 2008 até 2012, foi a vez do banco Santander. A Bridgestone patrocina também o nome da Copa Sul-Americana.

Deixe sua opinião aqui no Mundo do Futebol: qual brasileiro terá o grupo mais difícil? Comente!

Você pode gostar...

1 Resultado

  1. André disse:

    Opa, estava procurando por isso!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *