Palmeiras e Fluminense é a partida que pode decidir o Brasileirão 2012

O país inteiro estará ligado em Presidente Prudente neste domingo (11 de Novembro) para acompanhar a partida que poderá decidir o Campeonato Brasileiro. É o embate entre duas grandes equipes, que poderá definir o campeão para um lado e encaminhar o rebaixamento do outro; é a glória contra o desespero; a alegria vs. a tristeza; duelo de artilheiros: Barcos x Fred: é Palmeiras x Fluminense!

O jogaço será válido pela 35 ª Rodada do Campeonato Brasileiro 2012. A partida poderá dar o quarto título antecipado do Brasileirão 2012, e, ao mesmo tempo, deixar o Palmeiras com ‘um pé’ na Série B 2013.

Fred, Marcos Assunção, Palmeiras, Fluminense, Brasileirão

Palmeiras e Fluminense se enfrentam novamente pelo Brasileirão, em duelo de extremos e com clima de decisão. (Créditos da Imagem: André Durão / Globoesporte.com)

O jogo

Sem poder mandar jogos na capital paulista, o Palmeiras terá de jogar no interior paulista. Será em Presidente Prudente, no Prudentão. A ‘decisão’ trará equipes em situação completamente opostas; enquanto o Fluminense pode sagrar-se tetracampeão brasileiro, de forma antecipada, o Palmeiras pode ficar numa situação ainda mais complicada, e ser rebaixado já na próxima rodada.

A situação das equipes

Palmeiras

O Palmeiras não poderia estar numa situação mais complicada que essa. Além de brigar contra o rebaixamento e ter uma distância grande para os que estão fora, a equipe alviverde enfrenta o líder do campeonato, que virá com tudo na partida. A partida poderá virar um pesadelo para os paulistas, que pode cair para a Série B 2013 já na próxima rodada.

Além de tudo isso, a equipe palmeirense teve uma semana bastante agitada, com ameaças da torcida e esquema especial de segurança. A equipe alviverde tem ainda chances de escapar da degola, mas a situação não é tão fácil assim. Vencer todos os últimos quatro jogos (o Flu neste domingo; Flamengo, fora; Atlético-GO, em SP; e Santos, na Vila) e torcer por tropeços seguidos dos rivais.

Como a Portuguesa perdeu na rodada (para o Botafogo, por 3 a 0), o Palmeiras não será rebaixado matematicamente nesta rodada (já que só cairia se a Lusa e o Bahia ganhassem).

O Palmeiras vem de empate, em Araraquara, com o Botafogo, por 2 a 2. Antes disso, a equipe havia perdido para o Inter, por 2 a 1, no jogo que, neste meio de semana, foi confirmado, após uma grande confusão envolvendo a arbitragem. A equipe não vem desde a rodada 32, quando derrotou o Cruzeiro, por 2 a 0.

Fluminense

O Fluminense está muito próximo do título. Se a conquista não vier neste domingo, certamente virá nas próximas rodadas (já que, depois dessa, faltarão três jogos). Para soltar o grito de campeão nesta rodada, o Tricolor precisa vencer o Palmeiras, e torcer por derrota do Atlético-MG, que enfrenta o Vasco, no Rio de Janeiro. Se empatar, Atlético e Grêmio (que joga contra o São Paulo, em casa) precisarão perder.

A equipe carioca tem 73 pontos, e é líder desde a rodada 22. Além disso, o Fluminense conta com o artilheiro do Brasileirão 2012, o atacante Fred, que soma 17 gols no torneio.

O Tricolor Carioca vem de um empate com o São Paulo, no Morumbi, em 1 a 1. A última derrota da equipe foi na 32ª rodada, para o Atlético-MG, fora de casa, por 3 a 2.

Duelo de artilheiros

Como dissemos, do lado carioca, Fred é o artilheiro do time e do Brasileirão. Do lado alviverde, o que pode salvar o time é o argentino Barcos. O atacante é o maior destaque do time, e que sempre decide para a equipe. Hernán Barcos tem 13 gols no Brasileirão. E neste jogo, qual artilheiro vai decidir?

Barcos (Palmeiras), Fred (Fluminense) comemoração

(Créditos da Imagem: Agência Estado)

No Primeiro Turno

Fluminense e Palmeiras se enfrentaram em 12 de agosto, pelo 1º turno do Campeonato Brasileiro. O jogo foi disputado no Engenhão, no Rio de Janeiro, e teve a vitória dos cariocas. A partida foi válida pela rodada 16 do torneio e Jean foi o autor do gol tricolor.

Retrospecto

O Palmeiras não vence o Fluminense desde 2009. Na época, o Verdão derrotou o Flu, no Paletra Itália, por 1 a 0 (gol de Diego Souza). De lá para cá, foram seis jogos, e o Tricolor venceu cinco, e houve um empate. Em Campeonatos Brasileiros (unificado), o Palmeiras é o maior vencedor do confronto. 23 vitórias do alviverde, contra 14 dos cariocas. Houve ainda 9 empates.

Ficha técnica

SE Palmeiras x Fluminense FC – 35 ª rodada do Campeonato Brasileiro 2012

Prováveis Escalações:

Palmeiras: Bruno, Arthur, Maurício Ramos, Henrique e Juninho; João Denoni e Marcos Assunção; Wesley, Patrick Vieira e Luan; Barcos. Técnico: Gílson Kleina

Fluminense: Diego Cavalieri, Bruno, Gum, Leandro Euzébio e Carlinhos; Edinho e Jean; Wellington Nem, Thiago Neves e Rafael Sóbis; Fred. Técnico: Abel Braga.

Desfalques: Palmeiras, Thiago Heleno, Betinho, Leandro Amaro, Valdivia e Fernandinho; Fluminense não contará com Deco, Anderson e Wágner, machucados.

Local: Estádio Eduardo José Farah (Prudentão), em Presidente Prudente (SP)
Data: 11/11/2012, Horário: às 17h (Horário oficial de Brasília – de Verão)
Arbitragem: Árbitro: Leandro Pedro Vuaden (FIFA/RS). Assistentes: Carlos Berkenbrock (SC) e Fabiano da Silva Ramires (ES). Quarto Arbitro: Marcelo Aparecido de Souza (SP). Arbitro Assistente Adicional 1: Antonio Denival de Morais (PR). Arbitro Assistente Adicional 2: Leandro Junior Hermes (PR). Delegado: Roberto Perassi
Transmissão de TV: TV Globo (menos Presidente Prudente, Minas Gerais e interior do Rio Grande do Sul), TV Bandeirantes (menos Presidente Prudente e Minas Gerais), SporTV (menos Presidente Prudente) e Premiere FC (para todo o Brasil).

Quem vence a partida? Deixe sua opinião nos comentários.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.